Apamagis participa de lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2022

9 de novembro de 2022

A 12ª edição do Anuário da Justiça São Paulo, lançada neste terça-feira (8/11), reuniu cerca de 300 convidados da comunidade jurídica, ministros, desembargadores, juízes, advogados, defensores públicos e promotores, em evento realizado no Tribunal de Justiça de São Paulo. A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus; o 1º vice-presidente, desembargador Walter Barone; o 2º vice-presidente, Thiago Massad; a secretária do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, desembargadora Márcia Regina Dalla Dea Barone; o desembargador Roberto Mac Cracken, diretor-adjunto de Relações Institucionais e a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida compareceram à cerimônia.

Além da presidente da Apamagis, compuseram o dispositivo de honra o presidente do TJ-SP, Ricardo Mair Anafe; o vice-presidente, Guilherme Strenger; o corregedor-geral da Justiça, Fernando Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, Artur Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, Wanderley Federighi; o presidente do TRE-SP, Paulo Galízia; o ex-presidente do STJ, ministro aposentado Cesar Asfor Rocha; os ex-presidentes do TJ-SP Ivan Sartori e Paulo Dimas Mascaretti; a presidente da Apamagis, juíza Vanessa Mateus; a presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolini; o secretário estadual de Justiça, Fernando José da Costa; o presidente da Aasp, Mário Luiz Costa; e o diretor da ConJur, Márcio Chaer.

Presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, durante discurso na cerimônia | FOTO: Alexandre Boiczar

Em discurso de abertura do evento, Vanessa Mateus declarou que o Anuário “já se consolidou como espelho desse grandioso tribunal, que é o Tribunal de Justiça de São Paulo. Todos nós temos muito orgulho da grandeza do TJSP, do que ele representa em termos de vanguarda, de decisão, de comportamento”.

O desembargador Anafe, reconhecido por prezar pela eficiência do Tribunal, afirmou ser “uma satisfação muito grande ter aqui dentro advogados, defensores, promotores, juízes, todos irmanados num único pensamento. A melhor Justiça é uma Justiça eficiente, célere e bem qualificada, com processos bem julgados”.

1º vice-presidente da Associação, Walter Barone | FOTO: Alexandre Boiczar

Márcio Chaer, diretor do Conjur e do Anuário, frisou a modernização do Tribunal ao longo dos anos. “Quem vem retratando o TJSP há 15 anos e verifica as capas que foram produzidas não têm outra constatação a fazer: o processo de profissionalização e modernização do Tribunal é, realmente, algo para se destacar”.

Sobre o Anuário da Justiça São Paulo 2022 – Um Novo Amanhã

O anuário é produzido pela editora Consultor Jurídico e traz informações sobre o TJSP, incluindo seus desembargadores, a composição e a tendência de voto nas Câmaras. Mostra também uma seleção das principais decisões tomadas ao longo de um ano, sendo fonte de consulta para usuários e profissionais do Direito.

A publicação deste ano descreve como, com quase 20 milhões de processos em tramitação e após o enfrentamento da pandemia de covid-19, o TJSP acelerou seu projeto de modernização, sendo capaz de diminuir o acervo de processos.

Diretora Laura de Mattos Almeida e o 2º vice-presidente, Thiago Massad | FOTO: Alexandre Boiczar

Sobre a edição, a presidente da Apamagis afirmou que “os desafios todos são mostrados pelo anuário, que também foca nas grandes conquistas, nas grandes decisões, sugere melhorias, coloca foco naquilo que deve ser observado, tanto por nós, que fazemos parte dele, como por parte dos jurisdicionados e dos demais operadores da Justiça”.

Prestigiaram o evento: o vice-presidente do TJSP, Guilherme Strenger; o corregedor-geral da Justiça, Fernando Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, Artur Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, Wanderley Federighi; o presidente do TRE-SP, Paulo Galízia; o ex-presidente do STJ, ministro aposentado Cesar Asfor Rocha; os ex-presidentes do TJSP Ivan Sartori e Paulo Dimas Mascaretti; a presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolini; o secretário estadual de Justiça, Fernando José da Costa e o presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), Mário Luiz Costa, entre outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Será realizado de 24 a 26/3 o III Encontro Nacional das Entidades da Sociedade Civil: Tratamento […]

  • Na próxima sexta-feira (21/3), será realizado o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025, na […]

  • Os 30 anos do Nuapsi (Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS