Apamagis prestigia posse de novos desembargadores do TJSP

13 de setembro de 2022

Ernani Desco Filho e Ricardo Braga Monte Serrat tomaram posse como desembargadores do TJSP, na última quinta-feira (8/9), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, em cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mair Anafe. A Apamagis foi representada pelo seu 1º vice-presidente, Walter Barone.

Ricardo Braga Monte Serrat nasceu na Capital paulista. Fez graduação pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, turma de 1975. Três anos depois ingressou na Magistratura ao ser nomeado juiz substituto da 11ª Circunscrição Judiciária, com sede em Pirassununga. Trabalhou nas Comarcas de Monte Azul Paulista, Capital e Ribeirão Preto.

Em seu discurso, Ricardo Braga Monte Serrat relembrou o início da carreira: “Sentia-me preparado para sair à luta em defesa do Estado de Direito e das liberdades individuais, pronto para salvar as massas de pessoas que levam vidas de silencioso desespero, formando uma sociedade perplexa diante das injustiças que a acometem”. Discorreu também sobre o exercício da Magistratura. “As realizações e as alegrias são mais numerosas que as angústias e as tormentas”, discursou o desembargador.

 

Desembargador Walter Barone e o novo empossado, desembargador Ricardo Braga Monte Serrat | FOTO: Ariane Martins

 

Ernani Desco Filho também é paulistano e se graduou pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), turma de 1978. Ingressou na Magistratura em 1985, na 19ª Circunscrição Judiciária, em Sorocaba. Atuou nas comarcas de Santo André, Martinópolis, Garça, Capital e Marília.

Ao discursar, Ernani Desco Filho recordou a época em que era escriturário do TJSP. “Eu sinto como se estivesse voltando para casa, pois foi aqui onde comecei a trabalhar, em 1973″, emocionou-se. “Eu criei um sonho, tracei um objetivo de ser desembargador. Agora só me resta renovar o compromisso que assumi comigo mesmo quando iniciei, de que daria o meu melhor. Isso procurei fazer por toda minha jornada.”

Orador em nome do TJSP, o desembargador Paulo Alcides Amaral Salles exaltou a trajetória dos empossados, ressaltando que “desempenharam com amor sua arte nobre pelas comarcas que passaram”.

 

Desembargador Walter Barone e o novo empossado, desembargador Ernani Desco Filho | FOTO: Ariane Martins

 

Ricardo Anafe saudou os novos desembargadores e frisou suas qualidades: “Monte Serrat chega com cabedal enorme de conhecimento e experiência”, afirmou. “Uma pessoa de um brilhantismo sem igual”, ressaltou sobre Ernani Filho. “A partir de agora, como desembargadores, terão a responsabilidade dos julgamentos em 2º grau e tudo o que isso envolve com o exercício do cargo, que vão exercer com maestria e ética”, acrescentou o presidente do TJSP.

Prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os presidentes das Seções do TJSP, desembargadores Artur César Beretta da Silveira (Direito Privado) e Wanderley José Federighi (Direito Público); o vice-presidente e corregedor do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz; os ex-ministros do STJ Sidnei Beneti e Massami Uyeda; o defensor-público geral, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; o desembargador federal Carlos Delgado, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região;  e o ex-presidente do TJSP desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti, entre outras autoridades e convidados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS