Cidade de Cotia passa a contar com Vara da Família e das Sucessões, 3ª Vara Cível e UPJ
A Comarca de Cotia ganhou, nesta sexta-feira (13/6), com a Vara da Família e das Sucessões, a 3ª Vara Cível e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) que atende demandas das 1ª a 3ª Varas Cíveis e da Vara da Família e das Sucessões. As novas unidades foram instaladas em cerimônia realizada no Fórum Theodomiro Dias e conduzida por Fernando Antonio Torres Garcia, Presidente do TJSP. O Presidente da Apamagis, Thiago Massad, participou da solenidade.
Neste mês, o TJSP já instalou a 11ª e a 12ª Varas Cíveis e três UPJ (Unidades de Processamento Judicial) no Fórum “Doutor Flávio Cleto Giovanni Trombetti, em Guarulhos, e ainda a 5ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública (Jefaz) da Capital e o Núcleo de Justiça 4.0 – Pedido de Medicamentos/SUS no Fórum Hely Lopes Meirelles, na capital.
Primeira a discursar, a Juíza Renata Meirelles Pedreño, que responde pela 1ª Vara Cível, pela Corregedoria da UPJ e pela Diretoria do Fórum, disse que aquela era uma data auspiciosa, que marcava a história da Comarca com instalações fundamentais para imprimir uma prestação jurisdicional cada vez melhor e mais adequada à cidade.
“Essa realidade, do dinamismo que a cidade sofreu, não passou despercebida pelo Presidente Fernando Torres Garcia, enquanto Corregedor-Geral da Justiça, que abriu caminho para a criação dessa nova unidade pelo Órgão Especial do TJSP. E, para a felicidade de todos nós, hoje, na condição de Presidente do Tribunal, conduz a sua concreta e efetiva instalação”, disse Renata Meirelles Pedreño.
A Magistrada afirmou, ainda, que o atual Chefe da Corte “já fez tantas mudanças revolucionárias, como a ampliação das UPJs por todo o Estado e a futura alteração do sistema processual pelo Eproc”, que tem a impressão de que sua gestão tem duração muito maior que os dois anos que lhe foram confiados, expondo sua “eficiência e comprometimento com a boa gestão deste Tribunal de Justiça”.
O Presidente da 108ª Subseção da OAB – Cotia, Ricardo Rodrigues dos Santos, destacou que “a instalação da Vara da Família e das Sucessões e a UPJ não é apenas um ato administrativo, é um gesto de sensibilidade e visão para o futuro de nossa cidade”.
Representando o Procurador-Geral de Justiça, a Promotora de Justiça de Cotia, Lúcia Nunes Bromerchenkel, ressaltou que o município de Cotia tem crescido e o número de feitos é muito grande. “Todos os juízes aqui, com quem tenho a oportunidade de trabalhar, são extremamente zelosos pelo seu trabalho, mas realmente era um déficit do município.” Em seguida, celebrou a continuidade de um trabalho conjunto em prol da população.
O Prefeito de Cotia, Welington Aparecido Alfredo, conhecido como Welington Formiga, sublinhou a importância das novas unidades judiciais e falou da necessidade de desburocratizar. “É preciso levar a Justiça a todos”, disse, para em seguida pregar a união dos Poderes em favor da sociedade.
O Presidente Fernando Antonio Torres Garcia encerrou a solenidade saudando os servidores, em nome do Coordenador da UPJ, Rogério Nogueira. Também falou da alegria ao instalar novas unidades. O Presidente manifestou a alegria do Tribunal de Justiça quando da instalação de uma Vara: “Sobretudo em uma comarca, da grande São Paulo, caminhando para 300 mil habitantes, com uma infraestrutura judiciária, até então, que deixava a desejar. Estamos trazendo essa nova unidade e a UPJ […], propiciando economia de recursos humanos e recursos financeiros. Mais que isso, a UPJ estabelece um padrão de procedimento, o que torna o processo e o procedimento cada vez mais ágeis, de modo que possamos dar uma resposta mais satisfatória e mais célere ao nosso jurisdicionado”, disse. “Trazemos, também, a especialização de uma Vara da Família e das Sucessões. Falo com conhecimento de causa porque fui Juiz titular de uma Vara da Família e das Sucessões, no Foro Regional da Lapa. A Vara da Família é aquela que lida diariamente com a primeira necessidade do nosso jurisdicionado. Ela vai desde o nascimento até o óbito. Ela pega alimentos, divórcio, separação, faz o inventário…enfim, uma das unidades mais ligadas à vida candente do nosso jurisdicionado. Daí a importância da especialização.”
Participaram da solenidade o Coordenador da 52ª Circunscrição Judiciária – Itapecerica da Serra, Luiz Eurico Costa Ferrari; o Desembargador Flávio Abramovici; o Juiz Assessor da Presidência (Gabinete Civil), Rodrigo Nogueira; o Diretor do Fórum de Itapevi, Juiz Udo Wolff Dick Appolo do Amaral; o titular da Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Cotia, Danniel Adriano Araldi Martins; o titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Cotia, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy; os Juízes da Comarca de Cotia Cláudia Guimarães dos Santos (2ª Vara Cível), André Luiz da Silva da Cunha (Vara Criminal) e Mariana Sperb Barreto (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal); o Defensor Público da Unidade de Itapevi, Vinicius Camargo Henne, representando a Defensora Pública-Geral; a Conselheira Estadual e Presidente da Comissão Especial de Planejamento Sucessório e Holdings da OAB SP, Mariana Arteiro Gargiulo, representando o Presidente da OAB SP; o Presidente da Câmara de Cotia, Vereador Osmar Danilo da Silva; o Comandante do 33º BPM/M, Tenente Coronel PM Marcelo Henrique Silva, representando o Comandante-Geral; a Delegada de Polícia de Cotia, Mônica Resende Gamboa; Magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, Vereadores, civis, militares, servidores da Justiça e cidadãos cotianos.
*Com informações do TJSP
Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis
Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]
A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]
O TJSP instalou nesta terça-feira (15/7), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da […]