Desembargador Marco Antônio Marques da Silva é homenageado com o título de cidadão de São Bernardo

22 de novembro de 2022

Diretor de Relações Institucionais da Apamagis, o desembargador aposentado Marco Antônio Marques da Silva recebeu nesta segunda-feira (21/11) o título de cidadão de São Bernardo concedido pela Câmara do Município. Jurista renomado, o diretor da Associação também é presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal e diretor da Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa Lisboa/Portugal, além de professor de instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

A honraria foi proposta pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), e a sessão solene realizada no plenário da casa legislativa.

Relação estreita

Nascido em Itapetininga, no Interior paulista, em 1958, Marco Antônio Marques da Silva relembrou sua ligação com São Bernardo e o Grande ABC. “Não passei pelo ABC apenas quando fui juiz titular em Diadema ou quando trabalhava aqui nas férias forenses. Frequento a cidade desde a minha infância, estive na Cidade das Crianças, na Associação dos Funcionários Públicos Municipais e no Meninos Futebol Clube”, afirmou o magistrado.

O diretor da Apamagis rememorou momentos marcantes de atividades realizadas na Faculdade de Direito e na OAB de São Bernardo. “Tenho amizades que me unem a São Bernardo. Sempre me senti um são-bernardense e agradeço essa venturosa gentileza”, salientou Marco Antônio Marques da Silva.

Desembargador e diretor da Apamagis, Marco Antônio Marques da Silva recebe título em São Bernardo | Foto: TJSP

A homenagem foi prestigiada pelo desembargador José Jacob Valente, representando o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; pelo desembargador Wanderley José Federighi, presidente da Seção de Direito Público do TJSP; pelo desembargador do TRT-2, Valdir Florindo; e pelo diretor-presidente da Fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Arnaldo Hossepian, entre outras autoridades e convidados.

A Apamagis foi representada na cerimônia pela juíza Carolina Nabarro Munhoz Rossi, coordenadora da Associação em São Bernardo. “É sempre muito importante quando o Legislativo reconhece a importância de alguém como o desembargador Marco Antônio Marques da Silva. No momento em que vivemos uma crise institucional entre os Poderes, é uma ocasião muito relevante”, ressaltou a magistrada.

Coordenadora da Apamagis em São Bernardo, magistrada Carolina Nabarro Munhoz Rossi prestigiou o evento ao lado do marido | Foto: TJSP

Trajetória

O homenageado ingressou na Magistratura em 1984, nomeado como juiz substituto para a 12ª Circunscrição Judiciária, em São Carlos. Ao longo da carreira, também trabalhou nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Monte Alto, Diadema e São Paulo.

Em 2002, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau. Foi empossado desembargador em 2007. Com intensa atividade docente no Brasil e no Exterior, foi coordenador-geral de diversos núcleos da Escola Paulista de Magistratura entre os anos de 2006 a 2008.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou, nesta segunda-feira (6/5), solenidade […]

  • Plenário do Senado reconheceu a Magistratura como atividade de risco permanente ao aprovar o Projeto […]

  • A quarta edição da campanha Pop Rua Jud em São Paulo ocorrerá entre a próxima […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS