Desembargador Marco Antonio Marques da Silva é homenageado com honraria em sessão na Alesp
O desembargador aposentado Marco Antonio Marques da Silva, diretor do Departamento de Relações Institucionais da Apamagis, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em sessão realizada em 25/8. Marco Antonio Marques da Silva também é professor e conselheiro da Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo.
Dois amigos de vida e de Judiciário compuseram a mesa e discursaram durante a solenidade: os desembargadores Wanderley José Federighi, presidente da Seção de Direito Público do TJSP, e Silmar Fernandes, vice-presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Prestigiaram a cerimônia os desembargadores Luiz Antonio Cardoso, Ruy Alberto Leme Cavalheiro, Miguel Marques e Silva, Nelson Jorge Júnior, Carlos Renato de Azevedo Ferreira e Fernando Antonio Maia da Cunha e os juízes Gilson Miguel Gomes da Silva, o diretor de Comunicação da Apamagis, Fabrício Reali Zia, o integrante do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação, Antonio Maria Patino Zorz, além de representantes dos Três Poderes, familiares e amigos do homenageado.
“A Casa sempre estará à disposição para representar os excelentes nomes da Justiça do nosso Estado. Agradeço ao Marco Antonio por esse momento de felicidade que partilhamos aqui e reforço que as portas estarão sempre abertas para ele”, declarou o deputado Helinho Zanatta (PSD), autor do pedido da honraria ao desembargador.
Em seu discurso, o desembargador Wanderley José Federighi disse conhecer o homenageado desde 1984, quando ele ingressou na carreira: “Passei a admirá-lo rapidamente. Marco Antônio é uma pessoa que brilha com facilidade em qualquer ambiente, uma pessoa de uma cultura invejável e simpatia muito grande, de uma energia que eu invejo muito. Gostaria de ter metade de sua energia. É facílimo para o Marco Antônio fazer amigos e impressionar as pessoas que estão em sua volta”, ressaltou Wanderley José Federighi.
Ao discursar, o desembargador Silmar Fernandes teceu inúmeros elogios a Marco Antonio Marques da Silva: “É um grande magistrado e professor, tem uma vida acadêmica exemplar, além de ser um amigo leal e sincero. A lealdade dele é marcante. Nesta qualidade de amigo que eu lhe cumprimento. Sou testemunha, mais uma vez, de uma justa homenagem aqui na Alesp”, afirmou Silmar Fernandes.
O professor da PUC-SP, Roque Carrazza, afirmou que Marco Antonio Marques da Silva é um dos mais brilhantes juristas do Brasil. “Só posso dizer que a homenagem é mais do que merecida. Desde a época em que era meu aluno, eu já enxergava que Marco seria brilhante na área. Hoje, vejo que não me enganei, ele tem todos os méritos possíveis”, destacou.
O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, enalteceu o jurista pelas honrarias e pelo trabalho na Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo. “Sua inteligência e sagacidade o levaram ao topo. Como é dito no Hino Brasileiro, ele é um gigante pela própria natureza. Um grande indivíduo que honra Portugal e Brasil com o mesmo peso e merece todas as homenagens de hoje”, discursou.
O deputado federal Gilberto Nascimento (PSD) chamou atenção para as conquistas do amigo homenageado. “Marco é um homem bom, que teve seus passos guiados por sua inteligência única. Possui um currículo invejável, um caráter indubitável e uma trajetória fantástica. Todo o Estado de São Paulo, por meio desta Assembleia Legislativa, o aplaude”, proferiu.
O presidente da Casa de Portugal, Renato Afonso Goncalves, ressaltou que Marco Antonio Marques da Silva fez de sua vida uma vocação pública. “Ele é um dos maiores magistrados que este Estado de São Paulo já produziu. Quando ele resolveu enveredar pela área acadêmica, alçou o ponto máximo da carreira também. Ao longo de seus 37 anos de Magistratura, mostrou o seu talento para a causa pública. Ainda faz questão de lecionar na graduação, partilhando seu vasto conhecimento com os mais jovens”, afirmou.
Em seu discurso, o desembargador Marco Antonio Marques da Silva agradeceu pela honra concedida e exaltou a importância do povo paulista em sua trajetória. “Uma honraria desta envergadura só poderia vir de uma Casa de legisladores, baluarte da nossa democracia, como é a Alesp. Estes momentos são perenes na nossa vida. Eu agradeço, pois tudo o que acontece na nossa vida é uma experiência de estar vivo, de poder ter amigos. Eu gosto muito da palavra comunhão, comunhão de ideias, de esforço, de bem querer, para que a gente realmente caminhe para um mundo mais humano, mais justo, mais solidário”, afirmou.
O desembargador Marco Antonio Marques da Silva também agradeceu, “em nome do povo paulista, porque se não dividirmos aquilo que recebemos, nada será nosso. O poder e os cargos são passageiros, mas a partilha e o conhecimento permanecem”.
A homenagem foi destaque no jornal A Tribuna Sudoeste e no site da Alesp.
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]