TJSP promove posse solene da desembargadora Débora Vanessa Caús Brandão

22 de abril de 2024

Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no TJSP. O 1º vice-presidente da Apamagis, Walter Barone, e a 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida, estiveram presentes, ao lado dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura e de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Solenidade no Palácio da Justiça | Foto: TJSP

Débora Vanessa Caús Brandão tomou posse pelo critério do 5º Constitucional – Classe Advogado. Atuando na advocacia desde 1996, a desembargadora, associada à Apamagis e à AMB, assumiu a cadeira do desembargador Walter Piva Rodrigues, que se aposentou em 2023.

Na cerimônia, ocorrida no Tribunal do Júri, o desembargador Nuncio Theophilo Neto foi orador em nome do Tribunal. “Suas qualidades para o cargo são inquestionáveis. Desde o primeiro contato que tive com a desembargadora Débora, me causou especial atenção o brilho em seu olhar quando externava o desejo de ingressar pelo nobre critério do 5º Constitucional na Magistratura. Seu invejável currículo, sem sombra de dúvida, a credencia para tanto”, discursou Nuncio Theophilo Neto.

Solenidade no Palácio da Justiça | Foto: TJSP

Ao assumir a palavra, Débora Vanessa Caús Brandão não escondeu a emoção. “É com o coração cheio de alegria, júbilo e felicidade que hoje adentrei as portas deste Tribunal para iniciar um capítulo inédito na história da minha vida. Certamente, um dos mais esperados por mim”, contou a nova desembargadora, agradecendo, em seguida, estudantes, professores, familiares e amigos que sempre a apoiaram em sua jornada profissional.

Desembargadora empossada Débora Vanessa Caús Brandão | Foto: TJSP

Débora Vanessa Caús Brandão também realçou os seus compromissos com a nova função. “Que eu nunca perca a conexão com a sociedade, que é a destinatária do meu trabalho. Que não me falte retidão, discernimento, sabedoria e saúde para cumprir a missão que hoje assumo. Que eu seja sensível às dores do povo, especialmente dos mais vulneráveis”, salientou.

O presidente da Corte paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, discursou no encerramento da solenidade. “É uma honra quando recebemos alguém vindo das carreiras da Advocacia e do Ministério Público, pois o Tribunal se engrandece com a experiência trazida por esses profissionais. A desembargadora Débora tem uma bagagem muito grande, com sólida carreira acadêmica e titulação extremamente valiosa. Desejo que seja muito feliz. Parabéns pela sua vinda ao Tribunal de Justiça”, destacou Fernando Antonio Torres Garcia.

Biografia

Débora Vanessa Caús Brandão nasceu em São Caetano, no ABC paulista. Formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie, turma de 1995. É mestre (2001) e doutora (2004) em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora em Direitos Humanos (2018) pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e em Direito (2023) pela Universidade de Bolonha, na Itália. Professora de Direito Civil em diversas instituições, integra a Academia Brasileira de Direito Civil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS