Desembargadora Maria Christina Zucchi é homenageada em sua sessão de despedida após 24 anos no TJSP

31 de março de 2025

Em sua última sessão de julgamento nesta segunda-feira (31/3) antes de sua aposentadoria, a Desembargadora Maria Cristina Zucchi recebeu do Presidente Fernando Antonio Torres Garcia do TJSP, dos Desembargadores do Conselho Superior da Magistratura e dos integrantes da 34ª Câmara de Direito Privado merecidas homenagens por sua brilhante trajetória nos cerca de 24 anos de judicatura. O Presidente da Apamagis, Thiago Massad, e o 1º Vice, Walter Barone, participaram do evento.

“Um quarto de século de dedicação exclusiva, com muita competência, empenho e zelo no exercício da judicatura. A Ordem dos Advogados do Brasil nos cedeu temporariamente, mas ficará eternamente gravada nos anais deste Tribunal a passagem gloriosa de Maria Cristina Zucchi”, afirmou o Presidente do TJSP, Fernando Torres Garcia, destacando que a Magistrada continuará na coordenação do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Nuapsi).

O Procurador de Justiça Renato Fernando Casemiro, falando em nome do Ministério Público paulista, lembrou da época em que começou a atuar em 2º Grau e foi recebido pela colega. “Ela torna o ambiente mais saudável e incentiva o debate, permitindo que o trabalho flua com mais leveza. Todos os seus votos são uma aula”.

Já a Ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Patrícia Vanzolini, salientou a inspiração que a Desembargadora é para Magistradas e aspirantes à carreira. “Maria Cristina Zucchi certamente abriu caminhos para outras mulheres. Competência, dedicação, caráter e sensibilidade são características de todos e todas que decidem se dedicar a uma carreira jurídica”. Patrícia Vanzolini falou em nome do atual Presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, também presente no evento.

Na sequência, os integrantes da 34ª Câmara de Direito Privado prestaram suas homenagens. O Presidente do colegiado, Luiz Augusto Gomes Varjão, falou de “um ser humano maravilhoso, julgadora exemplar, firme nas suas convicções e amiga do diálogo”.

Já o Desembargador Rômolo Russo Júnior disse que Maria Cristina Zucchi, dona de uma trajetória espetacular, “deixa uma marca de firmeza, competência, senso de Justiça e espírito público”.

O Desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, por sua vez, lembrou que “a forma com que ela conduz as sessões é rotineiramente elogiada e enaltecida pelos advogados”.

“Nessa mulher de fé, educada, orientadora e educadora obtive o exemplo de um ser humano inspirado”, afirmou o Desembargador Iasin Issa Ahmed. “Exímia pianista e dedicada às artes, com votos maravilhosos e intervenções precisas”, ressaltou o Desembargador Antonio Benedito do Nascimento.

Em seu discurso, já encerrando a cerimônia, a Desembargadora Maria Cristina Zucchi relembrou momentos significativos de sua trajetória, em especial quando se tornou primeira Magistrada eleita para o Órgão Especial. “Paro no ponto de chegada, onde a estrada termina, olho para trás, e vejo que percorri todo o caminho com muito amor, dei ao TJSP o melhor de mim. Entreguei-lhe trabalho, luta, dedicação, sacrifícios, renúncia, resiliência, apoio, lealdade e o estandarte da união da Advocacia e da Magistratura, que fazem todo o sentido juntas”, disse.

Também participaram da homenagem os integrantes do CSM, Artur Cesar Beretta da Silveira (Vice-Presidente), Francisco Eduardo Loureiro (Corregedor-Geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (Presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (Presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Presidente da Seção de Direito Criminal); os Presidentes do TJSP nos biênios 2014/2015 e 2016/2017, respectivamente, José Renato Nalini e Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o Vice-Presidente do TJSP no biênio 2016/2017, Ademir de Carvalho Benedito; o Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2006/2007, Gilberto Passos de Freitas; o Diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Gilson Delgado Miranda; a Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; o Diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo, Euclydes José Marchi Mendonça, representando o Presidente; os integrantes da 33ª Câmara de Direito Privado, Desembargadores Carlos Alberto de Sá Duarte, Luiz Eurico Costa Ferrari (Presidente), João Carlos Sá Moreira de Oliveira, Ana Lucia Romanhole Martucci e Carmen Lucia da Silva; os familiares da homenageada Ronaldo José Zucchi (irmão) e José Dimas dos Santos Pereira (tio); Desembargadores, Juízes, integrantes do Sistema de Justiça, servidores e amigos. Os filhos, Fernanda Cristina Zucchi de Camargo e Fernando Prestes de Camargo Filho, ambos residentes fora do Brasil, acompanharão a homenagem recebida pela mãe pelo vídeo gravado na ocasião.

Trajetória
Maria Cristina Zucchi nasceu em São Paulo (SP), em 1950. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1973. É mestre em Direito pela USP e pela Faculdade Cumberland de Direito, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. É doutoranda em Direito Civil e Direito Constitucional na USP. Atuou na Advocacia, entre 1975 e 2001, e é Professora desde 1990. Em 2001, foi nomeada Juíza do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, pelo critério do 5º Constitucional – Classe Advogado, sendo empossada Desembargadora em 2005. Integrou o Órgão Especial entre 2018 e 2022. É Coordenadora do Nuapsi, desde 2018, e integrante da Coordenadoria da Área de Formas Alternativas de Solução de Conflitos da EPM desde 2024.

*Com informações do TJSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Os Presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, e da […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo irá inaugurar, na próxima terça-feira (29/4), a sala […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta quinta-feira (24/4) a instalação de novas […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS