Ex-presidente da Apamagis estreia peça sobre Spinoza
Estreou nesta quarta-feira, 10/8, no Teatro Itália Bandeirantes, na região central de São Paulo, a peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do advogado e desembargador aposentado Régis de Oliveira, que presidiu a Apamagis e a AMB. É a primeira vez que uma obra de Régis de Oliveira vai ao palco. O autor, que também atuou como deputado federal e vice-prefeito da capital paulista, escreveu diversos livros e é especialista na filosofia de Spinoza.
Baruch (ou Bento) de Spinoza nasceu em 1632, em Amsterdã, na Holanda. Era filho de uma família judaica sefardita portuguesa que fugia da inquisição lusitana. Valorizando o pensamento e a visão de mundo do filósofo, a peça busca resgatar a relação da humanidade com a noção de Deus e a natureza. Spinoza foi acusado, julgado e condenado por líderes religiosos por questionar os dogmas vigentes.
“O pensamento de Spinoza continua atual e é motivo de diversos estudos. Na época do filósofo, acreditava-se em um Deus transcendente, que dirige a vida de todo mundo. Spinoza vem e diz: isso não existe, Deus é a natureza. Isso abalou toda a estrutura da época”, afirmou o desembargador.

Apesar de ter diversos livros publicados, é a primeira vez que uma obra de Régis de Oliveira vai ao palco | Foto: Ariane Martins
“É uma peça bem pertinente para os dias atuais. Brigas por motivos religiosos ainda acontecem. Spinoza diz que tudo isso é bobagem. Se hoje já é complicado falar isso, imagina no século XVII”, acrescentou.
A direção do espetáculo é de Luiz Amorim, que também atua. Também estão no elenco Bruno Perillo, Mateus Carrieri, David Kullock e Roberto Borestein.

Régis de Oliveira posa com elenco minutos antes da estreia no Teatro Itália Bandeirantes | Foto: Silvana Garzaro/Estadão
“Spinoza foi condenado por ter liberdade de pensamento há mais de 300 anos. Percebemos que isso ainda acontece nos dias de hoje. Ele quer romper com o fanatismo e radicalismo. O professor Régis de Oliveira, além de ser um estudioso de Filosofia e um jurista renomado, deu para a gente a oportunidade de refletir o pensamento desse filósofo importante”, ressaltou Luiz Amorim.
“Eu fico muito feliz de participar deste projeto porque falar de Filosofia sempre é atual. A obra do Spinoza é impressionante, a gente foi conhecendo a fundo durante o processo de ensaio. Acho muito importante nos dias de hoje falar sobre Spinoza”, ressaltou o ator Mateus Carrieri.
Clique aqui e veja mais fotos da estreia no Flickr da Apamagis.
Serviço
Peça “O Deus de Spinoza”
Teatro Itália Bandeirantes: Av. Ipiranga, 344 – Edifício Itália – República – São Paulo – SP
Quartas e quintas-feiras, às 20h
Temporada até 2/9
Ingressos: R$80 (inteira); R$40 (meia-entrada – estudantes, idosos, PCD e seus acompanhantes)
Vendas pelo site: teatroitaliabandeirantes.com.br/detalhe/o-deus-de-spinoza
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]
A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]
As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]