Hortolândia recebe Vara da Família e das Sucessões e Unidade de Processamento Judicial Mista

9 de setembro de 2024

O presidente Thiago Massad, da Apamagis, acompanhou o presidente Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, na instalação da Vara da Família e das Sucessões e da Unidade de Processamento Judicial Mista das 1ª e 3ª Varas Cíveis e Vara da Família e das Sucessões, no dia 6/9, em Hortolândia.

Antes da cerimônia, foi realizada visita às unidades recém-instaladas, da qual participaram, também, a juíza diretora do Fórum “Odilon da Costa Manso”, Juliana Ibrahim Guirao Kapor, e magistrados da Comarca de Hortolândia. No início da solenidade, houve um minuto de silêncio pelo falecimento do desembargador Aldemar José Ferreira da Silva, no dia anterior.

Em seguida, o juiz Luis Mario Mori falou sobre os benefícios dessa iniciativa para a cidade e a honra de comandar a Vara da Família e das Sucessões, que “nasce com vontade de ajudar cada uma das famílias de Hortolândia e cumprir nossa missão de magistrados, que é a distribuição de justiça social e a pacificação”.

O desembargador Eloi Estevão Troly, que coordena a 53ª Circunscrição Judiciária – Americana, destacou a relevância da atuação dos magistrados e servidores de Hortolândia: “O Poder Judiciário é composto por todos nós e hoje testemunho a grande união, com objetivos e ideais comuns, sempre com vistas a melhorar a prestação jurisdicional”.

Ao lembrar da época em que Fernando Torres Garcia atuava à frente da Corregedoria-Geral da Justiça, ocasião em que recebeu o pedido de instalação da Vara da Família e das Sucessões, o presidente da 234ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Hortolândia, Luis Leite de Camargo, ressaltou que “a sociedade ansiava por isso”. Por sua vez, o promotor de Justiça Rafael Salzedas Arbach disse que a iniciativa demonstra o movimento judicial significativo registrado na Comarca – atualmente, na 4ª Região Administrativa Judiciária/Campinas, da qual Hortolândia integra, tramitam 71,4 mil processos, sendo 1,7 mil novos feitos distribuídos em julho deste ano.

O desembargador Fernando Torres Garcia, no final da solenidade, afirmou que “a Vara de Família é a mais próxima ao cidadão e uma das especializações que mais enaltece o Poder Judiciário em sua função social. Já as UPJs têm sido exemplos de bom funcionamento. O que procuramos fazer é uma funcionabilidade do processo de maneira mais ágil. Somos prestadores de serviços públicos, quanto melhor for a prestação jurisdicional, com eficiência e qualidade, quem ganha é o brasileiro de São Paulo”.

Estiveram, ainda, presentes à cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município de Hortolândia, Maria dos Anjos Barros, representando o prefeito; o corregedor-geral da Justiça em 2011, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; os juízes assessores da Presidência (Gabinete Civil) Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro e Rodrigo Nogueira; a juíza diretora da 4ª Região Administrativa Judiciária – Campinas, Renata Oliva Bernardes de Souza; os juízes diretores de fóruns Fabio Rodrigues Fazuoli (Americana), Luiz Antonio Alves Torrano (Campinas), Gustavo Nardi (Monte Mor), Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva (Piracicaba) e Aristoteles de Alencar Sampaio (Sumaré); a juíza corregedora da Unidade de Processamento Judicial Mista das 1ª e 3ª Varas Cíveis de Hortolândia, Marta Brandão Pistelli; os juízes de Hortolândia Cinthia Elias de Almeida (2ª Vara Cível) e Rafael Imbrunito Flores (1ª Vara Cível); o juiz Nazario Guirao; o conselheiro secional da OAB, Fernando Jorge Neves Figueiredo, representando a presidente da OAB SP; o comandante do CPI-9, coronel PM Rodrigo Erval Arena; o comandante do 48º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel PM Valmir Moreira da Silva; os delegados de polícia de Hortolândia João Jorge Ferreira da Silva e Yan Loui Adania de Queiroz; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia e servidores do Judiciário.

*Com informações do TJSP

Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Universidade Santo Amaro (Unisa) realiza no próximo dia 20/9 o Seminário “Impactos Setoriais da […]

  • A Apamagis está divulgando um guia para que magistrados evitem golpes aplicados por meio do […]

  • A Resolução nº 525 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que dispõe sobre ação afirmativa […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS