“Não faltarão suor e esforço na luta pelas bandeiras da nossa Magistratura”, diz Thiago Massad, após a eleição 2023 da Apamagis

11 de novembro de 2023

O juiz Thiago Massad foi eleito neste sábado (11/11) novo presidente da Apamagis, com recorde de votação em candidatura única. Ele recebeu 1.678 votos pela chapa “Nossa Associação – Magistratura Forte”, única a concorrer ao pleito, fato que ocorre pela terceira vez consecutiva no processo eleitoral da Apamagis.

Laura de Mattos Almeida, Thiago Massad e Walter Barone | Foto: Alexandre Boiczar

A chapa eleita tem como 1º vice-presidente o desembargador Walter Barone, reeleito para o cargo, e como 2ª vice-presidente a juíza Laura de Mattos Almeida, diretora do Fórum João Mendes Júnior e do Departamento Social e de Eventos Extraordinários da Apamagis. Neste mesmo pleito, foram eleitos os 12 integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis.

Eleição realizada na sede social | Foto: Jéssica Boiczar

Atual 2º vice-presidente, Thiago Massad assumirá, em janeiro de 2024, o cargo de Vanessa Mateus, primeira juíza eleita da Associação e que ficou quatro anos na liderança da entidade. O processo eleitoral da Apamagis envolveu votação on-line, por correspondência e de forma presencial, finalizada neste sábado.

Após o encerramento da votação, neste sábado (11/11), na sede social, Thiago Massad, em seu discurso, agradeceu a confiança dos associados. “Cada voto depositado na urna é uma manifestação de confiança e esperança. Confiança no trabalho desempenhado até agora. Esperança no sentido que a gente vai continuar lutando, indo atrás dos ideais que alicerçam a Magistratura”, destacou o presidente eleito.

Eleição realizada na sede social | Foto: Jéssica Boiczar

Thiago Massad também ressaltou a relevância do associativismo. “A nossa chapa se chama ‘Nossa Associação – Magistratura Forte’. Não se faz associativismo sozinho, é necessário construir pontes e o exercício do diálogo constante. É preciso haver a reunião de forças, e faremos isso. O associativismo não é um processo que começou e termina em cada eleição. Por isso, que quero agradecer a todos que me antecederam”, ressaltou Thiago Massad. “Quero agradecer também a minha família. Só conseguimos superar os obstáculos com o suporte dos familiares. Gostaria de falar para todos que não faltará esforço e suor na luta pelas bandeiras da nossa Magistratura. A nossa Magistratura vai ser reconhecida e respeitada cada vez mais. Estou muito honrado”, afirmou.

Thiago Massad discursa após o resultado da eleição | Foto: Alexandre Boiczar

A presidente Vanessa Mateus lembrou que há três eleições não há disputa de chapas, concorrendo somente um grupo único. “Isso mostra um amadurecimento da Magistratura, um sentimento de união em torno dos objetivos comuns, que temos tentado estimular ao longo dos últimos anos”, frisou a atual presidente da Associação.

Relação TJSP e Apamagis

O desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidente eleito do TJSP na última quarta-feira (8/11) para o biênio 2024/2025, destacou que a eleição consagra a legitimidade da Apamagis. “Thiago Massad assumirá a presidência tendo praticamente a unanimidade da Magistratura paulista. O relacionamento com o Tribunal de Justiça para o próximo biênio será excelente. Eu já fui conselheiro e diretor-secretário da Apamagis, então posso dizer com conhecimento de causa que a Associação é o braço institucional político do Tribunal de Justiça. A união e coesão entre a Apamagis e a presidência do TJ só trará bons resultados para todos os associados”, afirmou Fernando Antonio Torres Garcia.

Presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e o presidente eleito da Corte, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia | Foto: Jéssica Boiczar

A desembargadora Márcia Regina Dalla Déa Barone, a mais votada para o Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal com 1.351 votos, afirmou, após a apuração, que o número expressivo de votos, apesar de ser chapa única, garante legitimidade para a atual gestão. “É importante porque faz uma interlocução entre o associado e a Associação. A Apamagis tem um papel importante por ser o braço político da Magistratura, e assim é encarado pela governança do nosso Tribunal”, disse a desembargadora.

Segundo a conselheira reeleita, não se pode afirmar que a importância da Magistratura está voltada a apenas aspectos internos. Ao contrário, a Magistratura é forte quando ela presta um bom serviço ao jurisdicionado: “O nosso papel de fazer Justiça precisa de ferramentas, de estrutura. Portanto, ao falarmos de fortalecimento da Magistratura não significa fortalecer os juízes apenas, mas, sim, a instituição da Magistratura que presta o serviço ao jurisdicionado. Quem quer Justiça precisa de uma Associação forte”, acrescentou Márcia Regina Dalla Déa Barone.

Eleição realizada na sede social | Foto: Alexandre Boiczar

Assim como nos pleitos anteriores, o processo eleitoral contou com o apoio do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). O presidente do órgão, desembargador Paulo Galizia, falou sobre a importância da parceria e a lisura do processo eleitoral da Apamagis. “É uma parceria muito importante entre a Associação e o TRE-SP. Somos muito bem acolhidos aqui por todos os presidentes. A eleição deste ano recebeu um número grande de votos. Estou muito contente com esta parceria e com o processo eleitoral”, ressaltou Paulo Galizia.

O presidente da Junta Eleitoral, desembargador Henrique Harris Júnior, também destacou a lisura da eleição. “O processo eleitoral ocorreu com transparência, houve uma boa votação pela internet. Me parece que a tendência natural para as eleições futuras é fazermos uma migração apenas para votos on-line e presenciais, inclusive por uma questão de custos. Foi uma honra fazer parte deste processo eleitoral”, afirmou o desembargador.

Biografias

Presidente

Thiago Massad – Formado pela Faculdade de Direito da PUC-SP em 1998, ingressou na Magistratura dois anos depois como juiz substituto em Ribeirão Preto. Atuou em Ipauçu, Oswaldo Cruz e na Capital. É titular da 2ª Vara Cível de Mauá e especialista em Direito Penal pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). É assessor da presidência da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Foi um dos criadores e coordenadores do “Magistratura para Todos”, curso gratuito de preparação para ingresso na Magistratura, direcionado à população de baixa renda. A iniciativa venceu em 2019 o Prêmio Innovare, categoria Juiz, na 16ª edição.

1º vice-presidente

Desembargador Walter Barone – Formou-se pela Faculdade de Direito da USP e em Administração Pública pela FGV, sendo mestre em Direito Penal pela USP. No ano de 1989, ingressou na Magistratura, no município de Santo André. Em 2015, foi empossado desembargador. Presidiu a Federação Latino-Americana de Magistrados. Neste ano, elegeu-se 1º vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM) e foi reeleito para a presidência do Grupo Ibero-Americano da entidade.

2ª vice-presidente

Laura de Mattos Almeida – Formada em Direito pela PUC-Campinas e especializada em Direito Processual Civil pela PUC-SP, ingressou na Magistratura em 2004. Coordenou os cursos de Formação de Magistrados, da Escola Paulista da Magistratura, e Processo Civil, do “Magistratura para Todos”. É juíza titular da 29ª Vara Cível da Capital e diretora do Fórum João Mendes Jr., cargo que ocupou também entre 2016 e 2019. Atualmente, dirige o Departamento Social e de Eventos Extraordinários da Apamagis.

Integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal eleitos

Antonio Maria Patino Zorz

Carlos Fonseca Monnerat

Cristiano de Castro Jarreta Coelho

Elizabeth Shalders de Oliveira Roxo

Ettore Geraldo Avolio

Luís Augusto Freire Teotônio

Márcia Regina Dalla Dea Barone

Maria Paula Branquinho Pini

Rogério Marrone de Castro Sampaio

Rosângela Maria Telles

Sebastião Luiz Amorim

Wagner Roby Gidaro

Veja fotos da eleição e confraternização realizadas na sede social aqui.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O TJSP realizou solenidade de inauguração, nesta terça-feira (21/5), no Complexo Criminal Ministro Mário Guimarães, […]

  • O ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis de Oliveira lançou seu mais recente livro […]

  • O presidente da Apamagis, Thiago Massad, e a 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida, estiveram […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS