O funcionamento da mediação e conciliação é tema da coluna da Apamagis no jornal OVALE
O sistema de mediação e conciliação nos tribunais brasileiros foi tema da coluna da Apamagis publicada no último sábado (4/11) no jornal OVALE. Em forma de reportagem, o texto, intitulado “Veja como funciona a mediação e conciliação na Justiça brasileira”, informa que a implementação da conciliação e da mediação no Judiciário brasileiro trouxe rapidez à solução dos conflitos e contribuiu para difundir nos tribunais a cultura da consensualidade.
Para a elaboração da reportagem, foi entrevistado Henrique Ávila, ex-conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A coluna descreve que os dois métodos “ganharam destaque na Justiça brasileira com a edição da Resolução nº 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário”.
O texto esclarece também que “todos os tribunais brasileiros possuem Centros de Conciliação e Mediação, chamados de Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), em que os cidadãos podem solicitar o agendamento de sessão de conciliação e mediação, mesmo que não tenham processo em tramitação”.
Leia a coluna completa aqui.
Sobre a coluna da Apamagis no jornal OVALE
Publicada quinzenalmente no jornal OVALE, a coluna da Apamagis é um espaço dedicado a desmistificar o Poder Judiciário e a promover maior interação da Magistratura com a sociedade.
O Jornal regional é editado em São José dos Campos (SP), com circulação em 39 cidades do Vale do Paraíba, Campinas, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. É considerado o principal veículo de comunicação impressa da região e um dos principais jornais do interior do Estado de São Paulo, com mais de 23 milhões de acessos por mês.
As eleições do Tribunal de Justiça de São Paulo serão realizadas no dia 12/11, com […] 3° Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis: conheça os projetos que concorrem na categoria Magistrada/Magistrado
O Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis, que reconhece práticas de combate à violência de gênero, chega à sua […]
O Desembargador Walter Barone, 1º Vice-Presidente da Apamagis, é o novo presidente da União Internacional […]