O funcionamento da mediação e conciliação é tema da coluna da Apamagis no jornal OVALE
O sistema de mediação e conciliação nos tribunais brasileiros foi tema da coluna da Apamagis publicada no último sábado (4/11) no jornal OVALE. Em forma de reportagem, o texto, intitulado “Veja como funciona a mediação e conciliação na Justiça brasileira”, informa que a implementação da conciliação e da mediação no Judiciário brasileiro trouxe rapidez à solução dos conflitos e contribuiu para difundir nos tribunais a cultura da consensualidade.
Para a elaboração da reportagem, foi entrevistado Henrique Ávila, ex-conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A coluna descreve que os dois métodos “ganharam destaque na Justiça brasileira com a edição da Resolução nº 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário”.
O texto esclarece também que “todos os tribunais brasileiros possuem Centros de Conciliação e Mediação, chamados de Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), em que os cidadãos podem solicitar o agendamento de sessão de conciliação e mediação, mesmo que não tenham processo em tramitação”.
Leia a coluna completa aqui.
Sobre a coluna da Apamagis no jornal OVALE
Publicada quinzenalmente no jornal OVALE, a coluna da Apamagis é um espaço dedicado a desmistificar o Poder Judiciário e a promover maior interação da Magistratura com a sociedade.
O Jornal regional é editado em São José dos Campos (SP), com circulação em 39 cidades do Vale do Paraíba, Campinas, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. É considerado o principal veículo de comunicação impressa da região e um dos principais jornais do interior do Estado de São Paulo, com mais de 23 milhões de acessos por mês.
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]