PEC 162/19: Comissão Especial realiza reunião extraordinária para leitura do parecer
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que discute a Proposta de Emenda à Constituição 162/2019 realizará, nesta quarta-feira (16), às 9h30, reunião deliberativa extraordinária, virtual, com o objetivo de discutir e votar o parecer da relatora deputada Soraya Santos (PL-RJ).
O prazo para a apresentação de emedas terminou, na semana passada, sem que houvesse qualquer solicitação dos parlamentares. O texto altera a redação do inciso VIII-A do artigo 93 da Constituição Federal, para permitir a permuta entre juízes de direito no âmbito de tribunais de justiça de diferentes unidades da federação.
A PEC 162/2019 é de autoria da deputada Margarete Coelho (PP-PI) que junto com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e as associações estaduais de magistrados conseguiram o número suficiente de assinaturas para criar a proposta.
A Comissão Especial da PEC 162/2019 foi instalada no início de dezembro do ano passado composta por deputados – Pedro Vilela (PSDB-AL), presidente; Paulão (PT-AL) 1° vice-presidente; Soraya Santos (PL-RJ), relatora, e outros 36 integrantes.
Uma semana após a instalação, os parlamentares aprovaram requerimento para realizar uma audiência pública sobre o tema, realizada no dia 16 de dezembro. À época, a presidente da entidade, Renata Gil, que participou da audiência pública para defender a proposta, lembrou que a permuta fundamenta-se nos princípios da isonomia e da unicidade do Poder Judiciário.
Ela desmistificou ainda a possibilidade de a permuta de juízes causar prejuízos orçamentários e impactos na estrutura e funcionamento dos tribunais.
Fonte: AMB
O Presidente Thiago Massad participou, nesta terça-feira (21/10), da assinatura do Termo de Cooperação firmado […]
O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou nesta […]
Na próxima segunda-feira, 27/10, não haverá expediente presencial na sede administrativa e no restaurante da […]