Posse solene do desembargador Francisco Carlos Inouye Shintate é realizada no TJSP

1 de março de 2024

O TJSP promoveu, nesta quinta-feira (29/2), a posse solene do desembargador Francisco Carlos Inouye Shintate. Estiveram presentes o 1º vice-presidente da Apamagis, Walter Barone; a presidente eleita por unanimidade do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, Márcia Barone; e o diretor-adjunto do Departamento de Secretaria, Ricardo Felício Scaff, representando a Associação, entre outros magistrados.

Ricardo Felício Scaff | Foto: Lucas Feitoza

A cerimônia ocorreu no Salão do Júri do Palácio da Justiça e foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), de desembargadores e juízes, de representantes de instituições, amigos e familiares do empossado.

Walter Barone, Francisco Carlos Inouye Shintate e Márcia Barone | Foto: Lucas Feitoza

O mais novo integrante do Tribunal Pleno assume a cadeira do desembargador Jovino de Sylos Neto, que se aposentou no fim do ano passado. A posse administrativa ocorreu em 7/12/2023. O magistrado iniciou a carreira em 1991 e já atuava na instância recursal desde 2019, quando foi removido a juiz substituto em 2º Grau. Também foi juiz substituto do TRE-SP em 2023.

Solenidade no Palácio da Justiça | Foto: Lucas Feitoza

Presidente do TJSP no biênio 2022/2023, o desembargador Ricardo Mair Anafe discursou como orador em nome do Tribunal e falou sobre a trajetória do empossado. “Um profissional exemplar e absolutamente dedicado à prestação jurisdicional, procurando sempre auxiliar os colegas e retratar o melhor caminho para a pacificação dos litígios, consoante os ditames da Lei e da Justiça, com peculiar sabedoria nipônica. Francisco Shintate, com todos, sempre se revelou uma pessoa afável, calma e comumente prudente, sem se olvidar de sua lealdade e cavalheirismo impecáveis”, destacou. O orador também resgatou a memória dos pais do homenageado, Paulo Sunao Shintate, que foi desembargador do TJSP e integrou o Órgão Especial, e Kiyoko Inouye Shintate.

Solenidade no Palácio da Justiça | Foto: Lucas Feitoza

Em seu discurso de posse no cargo, o desembargador Francisco Shintate agradeceu aos pais, esposa, filhos, sogros e demais familiares, além de amigos conquistados ao longo de três décadas de carreira. Também fez uma reflexão sobre a função do magistrado. “Trinta e nove anos passados desde o ingresso na Faculdade do Largo São Francisco, trago comigo os mesmos questionamentos. O que é o Direito? O que é a Justiça e qual a missão do jurista? Busco as respostas a cada dia, em cada processo que julgo, e o faço com o melhor das minhas forças, da melhor maneira possível”, declarou. “Que eu consiga levar justiça a essa multidão de desventurados que, de outra maneira, não teria assegurado seu direito a uma existência digna e solidária”, salientou.

Encerrando a solenidade, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia exaltou as qualidades do mais novo colega de Tribunal Pleno. “Chegar ao posto mais alto da carreira é para poucos, e fazê-lo como fez o desembargador Francisco Shintate é ainda mais raro. Dono de uma carreira brilhante, percorreu os rincões do Estado. Sempre teve a preocupação de prestar o melhor serviço público possível, com rapidez, eficiência e qualidade”, declarou, fazendo também menção ao pai do empossado. “Quem sai aos seus não degenera. O desembargador Francisco Shintate é um exemplo vivo, é o espelho do que foi seu pai.”

Trajetória

Francisco Carlos Inouye Shintate nasceu em Valparaíso (SP), em 1967. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1989. Antes de ingressar na Magistratura, atuou como promotor de Justiça de São Paulo por alguns meses. Após aprovação no concurso do TJSP, assumiu o cargo de juiz substituto para a 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba, em janeiro de 1991. Ao longo da carreira, também atuou nas comarcas de Potirendaba, Tatuí e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2019.

*Com informações do TJSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS