Presidentes do TJSP e da Apamagis emendam Diálogos da Magistratura com conversa sobre ações locais
O público que compareceu ao proveitoso Programa Diálogos da Magistratura, nesta edição que ocorreu pela primeira vez no interior de São Paulo, ganhou a oportunidade de ter mais um diálogo direto e franco com o Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, logo após as conversas dos Magistrados paulistas com o Ministro Luís Roberto Barroso. O Presidente da Apamagis, Thiago Massad, também conduziu o evento, que seguiu com Magistrados lotando o Salão do Júri do Fórum de Campinas. Durante cerca de uma hora foram tratados de temas de interesse da Magistratura e de casos específicos envolvendo o trabalho no Estado.
Os participantes elogiaram as gestões do TJSP e da Apamagis e destacaram a volta de colegas à Associação, diante do bom trabalho que vem sendo realizado. Juízes disseram se sentir mais valorizados e orgulhosos de seu trabalho.
A Inteligência Artificial foi um dos destaques da conversa. Torres Garcia disse que o TJSP este preparando um “cardápio de IA” para os colegas e que já houve uma experiência envolvendo padronização de ementas. O Corregedor-Geral do Tribunal, Francisco Eduardo Loureiro, também à mesa, acrescentou que “a ideia é criar um núcleo de IA para onde as pessoas levem seus prompts [comandos para ações da IA] e modelos e que sejam oferecidos para uso”.
“É um mundo novo, por isso a Apamagis criou a Secretaria de Inteligência Artificial”, disse Thiago Massad. O departamento atuará em três eixos: oferecer descontos em ferramentas, realizar cursos e, por fim, a Inova AI. “A Apamagis está sempre caminhando com o Tribunal de Justiça. A Inova AI é um laboratório de Inteligência. Se tem um prompt que funciona com o colega, fazemos um teste, com padrões de testagem, e o colocamos no nosso grupo. É como se fosse nossa biblioteca de prompts. Todos vão ter acesso”, explicou Thiago Massad.
Fernando Torres Garcia contou que quando esteve na sede administrativa na última sexta-feira (14/2) teve a oportunidade de ver um pouco do IAPAMAGIS – Curso de Inteligência Artificial Aplicada ao Direito, ministrado pelos magistrados Matheus Romero Martins e Paulo Roberto Fadigas. “Desde já convido a todos que acompanhem. Eu vi que quem saiu de lá saiu encantado”, disse o Presidente do TJSP. Haverá turmas em Araçatuba, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto, São Jose dos Campos e Sorocaba (veja aqui a agenda do 1º semestre).
Os ataques à Magistratura também foram discutidos nesse encontro. Thiago Massad destacou que a Apamagis, alinhada com o TJSP, manterá postura firme na defesa intransigente da Magistratura diante de injustos ataques vindos da imprensa, e lembrou que a Associação notificou veículos locais e de grande porte.
Sobre as discussões em Brasília, o diálogo deve continuar, sempre alinhado com o TJSP e entidades associativas. Fernando Torres Garcia disse que ele e a Apamagis sempre participam de diálogos na capital federal. Thiago Massad ainda salientou que a Apamagis está “atenta e trocando ideias não só com a Magistratura, mas também com a Frentas, que reúne carreiras do Ministério Público e de outras carreiras do Estado”.
Também se abordaram questões sobre o fornecimento de mais equipamentos de informática, com manifestação do Presidente Fernando Torres Garcia pela possibilidade de atendimento imediato, questões a respeito do uso de softwares e sugestões para aprimoramento da prestação jurisdicional.
Participaram desta mesa, além de Thiago Massad, Fernando Torres Garcia e Francisco Loureiro, o Vice-Presidente do TJSP, Artur Cesar Beretta da Silveira; o Presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Cintra Torres de Carvalho; o Coordenador e o Coordenador-Adjunto da 9ª Circunscrição Judiciária – Campinas, respectivamente, Desembargadores Alexandre Carvalho e Silva de Almeida e Antonio Mário de Castro Figliolia; o 1º Vice-Presidente da Apamagis, Desembargador Walter Barone; a 2ª Vice-Presidente da Apamagis, Laura de Mattos Almeida e a Diretora da 4ª RAJ – Campinas, Renata Oliva Bernardes de Souza.
Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis
Apamagis promove na sexta (21/3), na sede social, o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025
Na próxima sexta-feira (21/3), será realizado o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025, na […]
Os 30 anos do Nuapsi (Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal […]
O Conselho Nacional do Ministério Público realizou, nesta terça-feira (18/3), em sua sede, em Brasília, […]