Seis novos desembargadores tomam posse no TJSP, em duas cerimônias realizadas no Palácio da Justiça

15 de junho de 2024

O Tribunal de Justiça de São Paulo tem seis novos desembargadores. As sessões solenes de posse foram realizadas nos últimos dias 13 e 14/6, sendo três a cada dia. Ambas as cerimônias foram conduzidas pelo presidente do TJSP, o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. A Apamagis prestigiou os eventos, representada pelo presidente Thiago Elias Massad, o 1º vice-presidente, Walter Rocha Barone, e a 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida.

Os empossados no dia 13/6 foram Ely Amioka, Eduardo Gesse e Nazir David Milano Filho e sucederam, respectivamente, Berenice Marcondes Cesar, Virgílio de Oliveira Júnior e José Benedito Franco de Godoi, que se aposentaram neste ano.

No dia 14, assumiram o cargo Jairo Brazil Fontes Oliveira, Maurício Simões de Almeida Botelho Silva e Tania Mara Ahualli, em subsituição, respectivamente, a Danilo Panizza Filho, Mario Antonio Silveira e Francisco Antonio Casconi, aposentados.

“É sempre uma honra para o Tribunal receber novos integrantes. E uma honra redobrada quando vemos chegar ao degrau mais alto da carreira magistrados tão experientes, que passaram por tantas comarcas”, disse o presidente Fernando Antonio Torres Garcia na cerimônia do dia 13. Os novos desembargadores possuem mais de 30 anos de exercício da judicatura.

Em nome do TJSP a desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone, que é também presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, recebeu os três magistrados, destacando a trajetória dos empossados.

Integrante da 28ª Câmara de Direito Privado, Eduardo Gesse disse que a força que mantém um magistrado apegado ao trabalho “vem da busca constante em tentar resolver os conflitos da maneira mais justa para cada caso. É essa força que me deixa feliz em atingir o último degrau da carreira”, afirmou.

A juíza Ely Amioka, da 15ª Câmara de Direito Criminal, disse que “ser juiz não é uma função, é uma missão, que deve ser cumprida de forma diferenciada, quer quanto ao modo, quer quanto ao tempo, quer quanto à dedicação”.

Já Nazir David Milano Filho, da 24ª Câmara de Direito Privado, falou sobre o momento de alterações que vive o Judiciário, com “a evolução tecnológica e sua consequente adequação social”, e destacou o que considera uma certeza: “Os princípios do Direito continuam os mesmos e devem ser sempre respeitados, bem como a Constituição”.

Coragem

Na posse solene do dia 14, o presidente do TJSP destacou a bravura inerente à Magistratura: “Sem coragem, o magistrado não consegue judicar. É o que fizeram esses três ilustres magistrados até hoje, desde o ingresso na Magistratura, quando prestaram o concurso, nas décadas de 1980 e 1990”.

Os três novos desembargadores foram recepcionados, em nome do Tribunal, pela desembargadora Silvia Rocha, que relembrou a trajetória de cada um.

Em seu discurso, Jairo Brazil Fontes Oliveira disse que “o Judiciário paulista é uma família de verdadeiros heróis, vocacionados, que superam os próprios limites para cumprir o seu dever constitucional de socorrer a sociedade e o próprio Estado na solução das infindáveis questões que o atormentam”.

Maurício Simões de Almeida Botelho Silva reforçou a confiança no Judiciário paulista: “Creio no Direito como instrumento a serviço da paz. Creio neste Tribunal, no inestimável serviço que presta e nos homens e mulheres que nele servem ao povo de São Paulo”.

A paixão pela Magistratura foi destaque no discurso de Tania Mara Ahualli: “É uma profissão que exige coragem e muita dedicação, mas que, em contrapartida, oferece gratificação de servir à sociedade e contribuir para um mundo mais justo”.

Ambas as cerimônias contaram com a presença de integrantes do CSM (Conselho Superior da Magistratura), autoridades, representantes de entidades, amigos e familiares.

 

*Com informações do TJSP

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS