TJSP inaugura 16ª Vara Cível e duas Unidades de Processamento Judicial no Foro de Santo Amaro

30 de agosto de 2024

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, no dia 29/8, a 16ª Vara Cível e duas Unidades de Processamento Judicial (UPJs) no Foro Regional de Santo Amaro, que unifica da 1ª a 3ª e da 4ª a 6ª Varas da Família e das Sucessões. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, e contou com a presença do presidente da Apamagis, Thiago Massad, representantes do Judiciário paulista, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia e servidores.

O Foro Regional de Santo Amaro é o maior da cidade de São Paulo. Por lá, tramitam 135,3 mil processos nas Varas Cíveis e 46,6 mil nas Varas de Família e das Sucessões. A 16ª Vara Cível está sob o comando dos juízes Cláudia Longobardi Campana e Claudio Salvetti D’Angelo. Já as duas UPJs instaladas são correicionadas pelas juízas Alena Cotrim Bizzarro e Juliana Morais Bicudo.

“A 16ª Vara Cível era absolutamente necessária. O objetivo dos magistrados e da direção do Tribunal de Justiça é a prestação jurisdicional com eficiência e qualidade. O brasileiro de São Paulo tem que ser bem atendido”, disse Fernando Antonio Torres Garcia. Ele também reforçou as UPJs como política institucional do Judiciário paulista: “Já temos 52 unidades instaladas. Estamos transformando aquele antigo padrão de varas e cartórios, e em todo o Estado teremos a unificação de cartórios da mesma competência.”

Thiago Massad, por sua vez, ressaltou que o Tribunal de Justiça de São Paulo sempre está atento às necessidades dos colegas do Ministério Público, da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e dos jurisdicionados. “É sensível, ouve e atende ao necessário”, afirmou o presidente da Apamagis.

“As UPJs abrigarão quase 30 mil processos, o que trará muitos benefícios para os jurisdicionados. Também buscávamos a 16ª Vara Cível, pois nosso volume processual cresce 30% ao ano. Tenho certeza de que tudo isso resultará em mais agilidade”, disse a juíza diretora do Foro Regional II – Santo Amaro, Fabiana Feher Recasens.

O presidente do TJSP aproveitou a ocasião para dizer que a implantação do eproc ocorrerá de maneira tranquila e com portas abertas. “Já conversamos com todos os líderes das instituições do sistema de Justiça porque juntos faremos esse trabalho de instalação, que melhorará o trabalho para todos nós, mas com fulcro no jurisdicionado. É para ele que estamos preparando uma melhoria do serviço judiciário”, declarou.

Antes da solenidade, Fernando Antonio Torres Garcia visitou as instalações da 16ª Vara Cível e das duas UPJs instaladas acompanhado pela juíza diretora e juízes do Foro Regional de Santo Amaro.
Prestigiaram a cerimônia o subdefensor público-geral do Estado de São Paulo, João Felippe Belém de Gouvêa Reis, representando a Defensora Pública-Geral; a desembargadora Ana Paula Zomer; os juízes assessores da presidência Rodrigo Nogueira (Gabinete Civil) e Roger Benites Pellicani (Jurisdicional); o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; o chefe da assessoria policial civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador; o presidente da 102ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Santo Amaro, Alexandre Fanti Correia, representando também a presidente da OAB SP; magistrados, integrantes do sistema de Justiça e servidores.

*Com informações do TJSP

Para ver mais fotos, acesse aqui o Flickr da Apamagis

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Resolução nº 525 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que dispõe sobre ação afirmativa […]

  • A Apamagis está oferecendo 15 bolsas referentes a uma ajuda de custo de 300 euros […]

  • O presidente Thiago Massad, da Apamagis, acompanhou o presidente Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS