TJSP realiza cerimônia de abertura da XVIII Semana Nacional de Conciliação

10 de novembro de 2023

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta segunda-feira (6/11), cerimônia de abertura da XVIII Semana Nacional da Conciliação. Realizada anualmente pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais em todo o país. O 2º vice-presidente da Apamagis, Thiago Massad, e a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida, estiveram presentes no evento.

Thiago Massad, desembargador Francisco Eduardo Loureiro e Laura de Mattos Almeida | Foto: TJSP

O objetivo é fortalecer a conciliação e mediação de conflitos de diversas áreas, como despesas condominiais, direito do consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras esferas, proporcionando aos envolvidos maior conveniência e celeridade.

Solenidade no Palácio da Justiça | Foto: Alexandre Boiczar

A coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, em seu discurso, ressaltou a importância da mediação e conciliação no Poder Judiciário. “São peças imprescindíveis do sistema de Justiça. Quando começamos, parecia uma utopia, mas foi virando verdade, porque a lei e o CNJ acolheram a ideia. As empresas entenderam que não vale a pena ficar litigando por tantos anos, pois isso tem um custo muito alto”, destacou a desembargadora.

Para o coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), desembargador federal Carlos Muta, “as mesas e canais de negociação abrem enormes oportunidades de diálogo, composição e conciliação para resolver processos e prevenir conflitos futuros”.

Presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe | Foto: Alexandre Boiczar

O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, discorreu sobre a crescente adesão de diferentes setores da sociedade civil aos métodos. “A conciliação faz com que a vontade das partes prevaleça. Cada um cede o que acha que pode ceder. Isso evita novas ações, evita rancores, evita dores. Essa semana é muito importante, revela a conscientização da necessidade de conciliar”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger, vice-presidente do TJSP; Fernando Antonio Torres Garcia, corregedor-geral da Justiça; Wanderley José Federighi, presidente da Seção de Direito Público; e o vice-presidente do TRF-3, desembargador federal Antonio Cedenho, entre outros magistrados, autoridades, representantes de empresas e convidados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Plenário do Senado reconheceu a Magistratura como atividade de risco permanente ao aprovar o Projeto […]

  • A quarta edição da campanha Pop Rua Jud em São Paulo ocorrerá entre a próxima […]

  • A Apamagis obteve um desempenho excelente no 1º Torneio Nacional de Beach Tennis, realizado nos […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS