TRE-SP inaugura retrato do ex-presidente Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior

11 de outubro de 2023

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) realizou, nesta terça-feira (10/10), solenidade de descerramento do retrato do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, presidente da Corte no biênio 2020/2021. O 2º vice-presidente da Apamagis, Thiago Massad, representou a Associação e a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida, também esteve presente.

Laura de Mattos Almeida, desembargador Nuevo Campos e Thiago Massad | Foto: Alexandre Boiczar

A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes. Ele ressaltou a contribuição relevante de Nuevo Campos em oito anos de atuação na Corte. “O único magistrado na história do TRE-SP a cumprir integralmente dois biênios como juiz e dois biênios como desembargador”, discursou Silmar Fernandes.

“Como vice-presidente e corregedor da Casa, proferiu 933 decisões monocráticas e 954 acórdãos. Na presidência, foram 549 despachos de admissibilidade. No total foram 4.883 decisões proferidas neste Tribunal. São números grandiosos. A Justiça Eleitoral paulista lhe deve muito”, destacou Silmar Fernandes.

Cúpula do TJSP e magistrados compareceram à cerimônia | Foto: Alexandre Boiczar

Em seu discurso, o desembargador Nuevo Campos discorreu sobre as dificuldades enfrentadas nas eleições de 2018 e 2020, com um cenário formado por ataques à Justiça Eleitoral, motivados pela desinformação.

“Foi um compromisso que assumi comigo mesmo. Sempre que estivesse falando da Justiça Eleitoral, faria uma defesa intransigente da lisura do sistema eletrônico de votação e do processo eleitoral. Quem passa por aqui fica cativado e impressionado com o trabalho da instituição e se torna um defensor da Justiça Eleitoral”, frisou. “Minha passagem por esta Corte foi uma realização pessoal e funcional inestimável”, salientou.

Solenidade no TRE-SP | Foto: Alexandre Boiczar

O retrato do desembargador Nuevo Campos foi pintado pelo artista plástico Biaggio Mazzeo, de 98 anos, responsável pelas pinturas desde TRE-SP desde 1955.

Estiveram presentes o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o vice-presidente, desembargador Guilherme Strenger; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; entre outros magistrados, autoridades e convidados.

Biografia

Nuevo Campos Júnior ingressou na Magistratura em 1983. Foi juiz substituto nas comarcas de Presidente Prudente e Jaboticabal e titular das comarcas de Cananéia, Pereira Barreto e Guarulhos. Exerceu também o cargo de juiz auxiliar da Capital. Em 1999, tornou-se juiz substituto em segundo grau de São Paulo. Em 2009, foi promovido ao cargo de desembargador.

Descerramento do retrato do desembargador Nuevo Campos | Foto: Alexandre Boiczar

Presidiu a Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados do Estado de São Paulo e a 10ª Câmara Criminal Extraordinária do TJSP.

Na Justiça Eleitoral, o magistrado atuou como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) durante os biênios de 2005/2007 e 2007/2009. Exerceu as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral entre 2018 e 2019. Na presidência, atuou no biênio 2020/2021.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS