Vanessa Mateus é entrevistada pelo Conjur sobre recorde de processos no Brasil, ante estudo do CNJ
A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, concedeu entrevista ao portal Consultor Jurídico para a reportagem “Demandismo e maior acesso ao Poder Judiciário explicam recorde de ações”, publicada nesta terça-feira (29/8).
O portal repercutiu os números oriundos do Relatório Justiça em Números, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), divulgado na segunda-feira (28/8). O estudo mostrou um recorde de ações levadas ao Poder Judiciário brasileiro em 2022, totalizando 31,5 milhões de processos, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. É o maior número verificado desde a primeira edição do levantamento, iniciada há 14 anos.
De acordo com o texto, “a juíza Vanessa Mateus acredita que o resultado da pesquisa demonstra a importância do Judiciário, mas também mostra que há problemas a serem resolvidos”.
Na reportagem, a presidente da Apamagis afirmou: “Não há dúvidas de que, por um lado, os números revelam que o Poder Judiciário é a última instância de salvaguarda da população, lugar em que se busca a efetivação dos direitos. Por outro lado, esses números são o resultado de uma política de ampliação constante do acesso ao Poder Judiciário, mas sem a necessária preocupação com o acesso efetivo à Justiça”. Para Vanessa Mateus, “os números indicam uma necessidade de se repensar o sistema de Justiça, para que seja efetivo e eficiente”
O site Consultor Jurídico, nesta reportagem, também ouviu o desembargador federal Paulo Fontes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3); o desembargador Ary Raghiant Neto, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS); e o promotor de Justiça João Linhares, de MS.
Leia a reportagem completa aqui.
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]