Vanessa Mateus e Thiago Massad visitam mais de 100 magistrados em cinco cidades do interior do Estado

29 de setembro de 2022

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e o 2º vice-presidente, Thiago Massad, percorreram cinco cidades do Estado de São Paulo, o equivalente a 350 km, durante o mês de setembro para conversar pessoalmente com magistrados e magistradas, associados ou não da Apamagis, para informar sobre o andamento de pautas prioritárias da carreira, tirar dúvidas e ouvir sugestões.

Esse é o terceiro ciclo de viagens pelo Estado desde o arrefecimento da pandemia de covid-19, que impossibilitou as visitas presenciais da presidência durante o primeiro mandato da gestão. As primeiras cidades visitadas foram Jundiaí, Itu e Indaiatuba, em março deste ano.  Em maio, foram três cidades do centro-oeste: Marília, Ourinhos e Bauru. Somadas as distâncias percorridas entre Limeira (1º/9), Piracicaba (1º/9), Americana (2/9), Guarulhos (14/9) e Campinas (15/9)  ultrapassaram mil quilômetros e reuniram 101 magistrados.

A primeira cidade visitada foi Limeira, onde Vanessa Mateus e Thiago Massad se reuniram com juízes nos fóruns Criminal e Cível | Foto: Bárbara Garcia

Todas as reuniões ocorreram nos fóruns locais e seguiram pautas similares, que incluíram esclarecimentos acerca da gratificação por acúmulo de acervo, trabalho associativo pela recomposição remuneratória da Magistratura, atualização de pautas prioritárias no Congresso Nacional e acumulação de audiências de custódia. Também foram destacados o diálogo da Apamagis com candidatos que concorrem nas Eleições Gerais deste ano, a exemplo das visitas de candidatos ao Governo do Estado e Senado, na sede administrativa em São Paulo, e o convite para participação de todas as sabatinas com presidenciáveis realizadas pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

As visitas periódicas às comarcas, uma bandeira de sua gestão, foram enaltecidas pela presidente Vanessa Mateus, que as classificou como um instrumento de prestação de contas e fortalecimento da carreira.

“Visitar os colegas nos seus locais de trabalho, conhecer as suas realidades e ouvir as suas sugestões para o aprimoramento do Poder Judiciário são ações que contribuem para o fortalecimento da carreira e, logo, da prestação jurisdicional. A Apamagis trabalha intensa e continuamente para atingir esses resultados. E essas reuniões nos permitem prestar contas aos nossos valorosos associados, demonstrando a importância do diálogo para nos mantermos unidos em prol dos objetivos em comum”, afirmou.

Para Thiago Massad, as visitas são importantes para a manutenção do trabalho desenvolvido pela entidade ao longo de 69 anos.

“A Apamagis é uma entidade respeitada, ouvida aonde quer que vá, o braço político da Magistratura. Esse status não foi conquistado à toa: ele é resultado do trabalho de todos os juízes e juízas paulistas. Além da troca de experiências, o objetivo dessas visitas é ouvir a classe, saber melhor dos seus problemas e anseios e assim resguardar e aperfeiçoar o trabalho realizado com investimento em diálogo e união”, frisou.

Piracicaba, a cerca de 150 km da capital, foi a segunda cidade visitada | Foto: Bárbara Garcia

Participações conjuntas

A visita em Americana coincidiu com a passagem do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. No encontro, que reuniu 32 magistrados e magistradas da comarca, Garcia enalteceu o histórico de lutas da Apamagis e recordou com carinho da época em que ocupou os cargos de diretor e conselheiro da entidade.

Segundo o corregedor, a diretoria tem feito um trabalho “com muita propriedade e reconhecimento” em prol da Magistratura. “A Apamagis é o nosso braço político e o Poder Judiciário precisa ter uma associação forte, senão ficamos tolhidos”, exaltou.

A visita em Americana coincidiu com a passagem do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que elogiou o trabalho da diretoria na condução da Apamagis | Foto: Bárbara Garcia

A reunião de Campinas contou com a participação de Frederico Mendes Junior, atual coordenador da Justiça Estadual da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que assumirá o posto de presidente da entidade nacional na próxima gestão. Não houve registro de chapa opositora

“Pela primeira vez na história, temos uma chapa única na AMB, que é um fato surpreendente em uma eleição de caráter nacional”, afirmou Vanessa Mateus, que acumulará as funções da coordenadoria da Justiça Estadual da entidade no próximo triênio. O fato é inédito na história da associação nacional que nunca contou com a representação de São Paulo nesse cargo, responsável pela articulação entre todos os juízes estaduais, os tribunais de justiça e a AMB.

A reunião de Campinas contou com a participação de Frederico Mendes Junior, atual coordenador da Justiça Estadual da AMB (ao centro, de gravata azul) que assumirá o posto de presidente da entidade nacional na próxima gestão | Foto: Ariane Martins

Relembrando os laços históricos e geográficos entre os Estados de São Paulo e do Paraná, Mendes Junior enalteceu a união dos magistrados de Campinas, região também visitada pela presidente da AMB, Renata Gil, na ocasião de sua campanha em 2019, e a competência da presidente da Apamagis. Para ele, “Vanessa é uma grande líder da Magistratura brasileira e mantém o nome de São Paulo muito honrado. Ela está entre os dirigentes mais qualificados que temos hoje”.

A principal bandeira da próxima gestão, segundo afirmou, será a reestruturação da carreira, que depende, essencialmente, de conquistas na pauta remuneratória, como o chamado VTM (Valorização por Tempo da Magistratura), em tramitação no Senado sob a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 63/2013, que restabelece o antigo ATS (Adicional por Tempo de Serviço). “O VTM é o que vai colocar a carreira da Magistratura, em termos remuneratórios, onde ela deve estar. É um incentivo para que o magistrado permaneça na carreira”, opinou.

Por fim, ambos os dirigentes falaram sobre a necessidade de maior representatividade dentro da associação nacional pela Magistratura paulista, em termos de engajamento eleitoral e de adesão. Atualmente, apenas metade dos associados à Apamagis é filiada à AMB. Desses, apenas metade participam das eleições registrando voto. “São Paulo tem condições para ser uma superpotência dentro da AMB”, concluiu pedindo aos colegas que se engajem no próximo pleito e que estimulem os colegas a fazerem o mesmo.

A reunião em Guarulhos contou também com participações virtuais de três associados | Foto: Bárbara Garcia

Eleições AMB

Entre os dias 8 e 9 de novembro, inicia-se a votação pela internet. Nos dias 10 e 11, a votação será realizada por carta ou pessoalmente. O resultado das eleições da AMB será proclamado oficialmente no dia 11 de novembro e a posse da nova diretoria está prevista para o dia 14 de dezembro.

Veja como foi o registro da chapa Combatividade, Coragem e União e conheça sua composição.

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente da Apamagis, Thiago Massad, participou, em 13/5, da visita institucional realizada pelo ministro […]

  • O Pop Rua Jud Sampa – Registre-se! começou nesta segunda-feira (13/5), e a Apamagis apoia […]

  • O TJSP realizou solenidade de encerramento do IV Enam (Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário) […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS