Boletim Apamagis 31/8/21
O Boletim Apamagis é enviado via WhatsApp e foi estruturado de modo a manter os associados sempre informados sobre as notícias e fatos mais relevantes do universo associativo e jurídico, de São Paulo e do Brasil.
Apamagis
Os processos e os julgamentos do Poder Judiciário envolvem uma série de agentes que faz com que a prestação jurisdicional e a Justiça sejam garantidas. E dentre esses agentes, um dos mais importantes no auxílio das decisões dos magistrados, estão os peritos judiciais. Na noite desta segunda-feira (30/8), a principal entidade desta categoria em São Paulo, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), comemorou 64 anos com um evento virtual que reuniu, além de seus associados, vários convidados e parceiros. Entre eles estiveram presentes na live, a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus; o ex-governador de São Paulo, Marcio França, o vereador Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Itamar Borges, entre outras autoridades e representantes de associações.
A série de lives semanais “Casos Midiáticos: Sistema de Justiça x Imprensa” chega à 10ª nesta quarta-feira (1º/9) com participação especial da presidente da Apamagis, Vanessa Mateus. Idealizada e conduzida pela diretora de Imprensa da Associação, Carolina Nabarro, o projeto foi criado com o objetivo de estreitar a relação do Poder Judiciário com a Imprensa ao analisar casos reais sob a perspectiva das autoridades envolvidas.
TJSP
TJSP soma 45,9 milhões de atos processuais desde o início do trabalho remoto
O Tribunal de Justiça de São Paulo contabilizou 45,9 milhões de atos processuais efetuados desde o início da pandemia – entre sentenças, acórdãos, despachos e decisões –, uma média aproximada de 86,3 mil atos por dia. Iniciado em 16 de março de 2020, o sistema remoto de trabalho passou a vigorar na Corte paulista diante do surgimento da Covid-19. No dia 25 do mesmo mês, a nova dinâmica foi ampliada para todo o TJSP. Atualmente, parte dos magistrados e servidores vêm mantendo a prestação jurisdicional via webconnection, enquanto outra parcela retornou ao modo presencial. Até domingo (29/8), foram registradas 10,9 milhões de conexões e contabilizados 45.055 usuários distintos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo e instituições parceiras realizaram, nesta segunda-feira (30), a cerimônia virtual de entrega das bolsas de estudo “Desembargador Antonio Carlos Malheiros” para jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é uma parceria entre o TJSP (por meio da Vara da Infância e Juventude de Osasco), Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP, Fundação Casa e Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). O evento foi transmitido na página oficial da Corte paulista no Youtube.
STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se é possível o reenquadramento, em novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), de servidor admitido sem concurso público antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 e em período não abrangido pela estabilidade excepcional conferida pelo Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). A questão será debatida no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1306505, que teve repercussão geral reconhecida (Tema 1157).
Ministro Alexandre de Moraes nega pedido de prisão domiciliar a Roberto Jefferson
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de substituição de prisão preventiva por domiciliar feito pelo ex-deputado Roberto Jefferson na Petição (PET) 9844. Jefferson alegava estar debilitado por motivo de doença grave e ter comorbidades que poderiam ser fatais, diante da insalubridade do sistema prisional e do contexto da pandemia de Covid-19.
STJ
Ao apresentar nesta terça-feira (31) o Plano Estratégico STJ 2021-2026, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, destacou que o caminho da instituição – definido no documento como sua visão de futuro – é se consolidar como uma corte de precedentes que ofereça justiça ágil, moderna, preventiva e cidadã.
CNJ
Justiça adotará protocolo de perícia para casos suspeitos de tortura
Em iniciativa que reforça a defesa dos direitos humanos, a Justiça passa a adotar um protocolo de perícia na realização de exames de corpo de delito nos processos suspeitos de tortura ou tratamento cruel, desumano e degradante. A medida que cria o “Protocolo de Quesitos” e define critérios para o laudo de exame de corpo de delito foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em sua 91ª Sessão do Plenário Virtual, encerrada na última sexta-feira (27/8), com base no Protocolo de Istambul da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em parceria com a Apamagis, o PPA – Programa de Preparação à Aposentadoria – “Novos […]
O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao […]
Presidente da Apamagis prestigia posse do Advogado Paulo Cesar Salomão como membro efetivo do TRE-RJ
Thiago Massad participou, nesta quinta-feira (22/1), da cerimônia de posse do Advogado Paulo Cesar Salomão […]