Boletim Apamagis – 18/11/2021
O Boletim Apamagis é enviado via WhatsApp e foi estruturado de modo a manter os associados sempre informados sobre as notícias e fatos mais relevantes do universo associativo e jurídico, de São Paulo e do Brasil.
Apamagis
Com apoio da Apamagis, IFTTA promove a 32ª Conferência Internacional sobre turismo
A pandemia de covid-19 impactou de diversas formas a economia mundial, em especial o setor do turismo e toda a sua cadeia de serviços. Sob esse aspecto, o Fórum Internacional de Advogados de Viagem e Turismo (IFTTA) promove do dia 24 a 26/11 a 32ª Conferência Internacional com o o tema “Contratos de Hospedagem, Transporte de Passageiros e Contratos de Turismo durante uma crise internacional”.
Colônias da Apamagis estão com inscrições abertas também para associados da AMB
Com a chegada do fim do ano, as colônias da Apamagis em Campos do Jordão, Guarujá e Ibirá são uma ótima opção para aproveitar as festas de Natal e Ano-Novo. A Associação já abriu as inscrições para esses dois períodos, inclusive para os associados da AMB. Para se inscrever, basta mandar e-mail para o endereço: colonias@apamagis.org.br. Mais informações são obtidas pelo telefone (11) 3292-2200.
TJSP
“Carta de Mulheres” registra 2 mil mensagens recebidas
Lançado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 7 de abril de 2020, logo no início da pandemia da Covid-19, o projeto Carta de Mulheres alcançou, hoje (17) a marca de 2 mil mensagens recebidas, o que equivale a mais de 100 solicitações mensais. A iniciativa, liderada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp), auxilia vítimas com informações e orientações sobre como agir, os locais de atendimento, os tipos de medidas protetivas e os desdobramentos de uma denúncia. Clique aqui para acessar o formulário e entrar em contato com o projeto.
Integrantes do OE destacam lisura do processo democrático no TJSP
Na sessão do Órgão Especial realizada ontem (17) – a primeira após as eleições para os cargos de direção e de cúpula do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Escola Paulista da Magistratura (EPM) – integrantes do colegiado aproveitaram a oportunidade para falar sobre a disputa ética e transparente. Também ressaltaram a tranquilidade com que transcorreu todo o processo democrático, além de parabenizarem os candidatos pela postura ao longo das eleições.
STF
Decisões judiciais que concedem desconto linear compulsório nas mensalidades das universidades privadas durante a pandemia da covid-19 são inconstitucionais. Na sessão desta quinta-feira (18), por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 706 e 713, ajuizadas pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), respectivamente.
STJ
Nova página da Ouvidora facilita comunicação com o STJ e moderniza serviços oferecidos ao cidadão
Nesta quinta-feira (18), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a nova página da Ouvidoria, já disponível para acesso no portal do tribunal. Mais moderno, o site vai facilitar a comunicação do STJ com a sociedade civil, por meio do aprimoramento de processos e da avaliação da qualidade dos serviços prestados na corte superior.
CNJ
Definido calendário de sessões do CNJ para o primeiro semestre de 2022
O primeiro semestre de 2022 terá 10 sessões ordinárias e 10 sessões plenárias virtuais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Assim ficou definido o calendário do CNJ, de acordo com duas portarias publicadas no último dia 10/11. As sessões ocorrerão no período entre 3 de fevereiro e 24 de junho.
Nova ouvidora-geral do CNJ destaca ações e projetos a serem implantados em 2022
“A Ouvidoria é um espaço de participação social e de construção da democracia e deve permitir a cooperação ativa dos cidadãos no controle da qualidade dos serviços públicos pela Justiça.” A análise é da ouvidora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, empossada no cargo em 21 de outubro, ao destacar o papel da Ouvidoria como articuladora desse movimento.
TSE
TSE altera norma que regulamenta uso de assinaturas eletrônicas para criação de partidos
Na sessão administrativa desta quinta-feira (18), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a nova redação do artigo 13 da Resolução TSE nº 23.647/2021, que regulamenta o uso de assinaturas eletrônicas para apoiar a criação de agremiações partidárias. O dispositivo altera a Resolução TSE nº 23.571/2018, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos.
Será realizado de 24 a 26/3 o III Encontro Nacional das Entidades da Sociedade Civil: Tratamento […]
Apamagis promove na sexta (21/3), na sede social, o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025
Na próxima sexta-feira (21/3), será realizado o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025, na […]
Os 30 anos do Nuapsi (Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal […]