Magistrado já distribuiu 462 mil livros pelo Brasil em seu projeto de incentivo à leitura

6 de setembro de 2023

O magistrado aposentado Francisco Fernandes de Araújo, de 86 anos, já distribuiu mais de 462 mil livros pela região de Campinas, no interior, bem como em outras cidades espalhadas pelo Brasil. Desde que se aposentou, em 1995, dedica-se ao projeto “Um livro por um sorriso”, incentivando a cultura e a leitura por onde passa.

Francisco Fernandes de Araújo e seus livros | Foto: Arquivo Pessoal

Francisco Fernandes de Araújo já escreveu 111 livros desde a aposentadoria, em 1995, após atuar nas comarcas de Presidente Prudente, José Bonifácio, São João da Boa Vista, Socorro, Campinas, Valinhos, Paulínia, Jundiaí, Sorocaba, Votorantim e capital.

Foi promovido de Valinhos, então Comarca de Campinas, para titular da 12ª Vara Criminal Central, da Capital, final da entrância especial, onde se aposentou. Suas publicações são de literatura geral, incluindo romances, crônicas, contos, poesias e pensamentos, entre outros estilos. Atualmente, possui outros dois livros em fase de edição. Todas as obras distribuídas, de forma gratuita, são de sua autoria, e ele arca com todos os custos.

Tenda montada para distribuir livros deve voltar em 2024 | Foto: Arquivo Pessoal

Por meio de visitas, o magistrado leva a campanha “Um livro por um sorriso” a estabelecimentos comerciais, industriais e outros disponíveis ao acesso da população em geral, transportando os exemplares em veículo próprio. Como o nome do projeto sugere, basta a pessoa sorrir para receber um livro. “Eu vou ao encontro dos leitores pessoalmente e em qualquer lugar, entrando e saindo de estabelecimentos onde deixo livros para os funcionários de cada um deles com autorização dos responsáveis”, afirmou Francisco Fernandes de Araújo.

O trabalho cultural não se limita à região de Campinas. “A minha campanha chega ao país inteiro, com remessas enviadas pelos correios, preponderantemente a municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste”, ressaltou o juiz.

Basta dar um sorriso para receber uma publicação | Foto: Arquivo Pessoal

Entre 1995 e 2019, seu projeto cultural foi realizado principalmente na região central de Campinas, no Largo do Rosário, por meio de uma tenda instalada, contando com uma equipe de colaborares contratados pelo escritor para organizar o fluxo de atendimento e viabilizar os pedidos de autógrafos. Com a pandemia da Covid-19, a tenda foi desmontada. Entretanto, há a previsão de retomar sua montagem no início de 2024.

Francisco Fernandes de Araújo também doou aproximadamente 30 mil livros de sua biblioteca particular, escritos por diversos autores, que foram destinados a acervos de escolas. “Tenho recebido milhares de mensagens de leitores que vêm apoiando essa iniciativa com imenso carinho, deixando-me convencido de que encontrei o caminho certo para beneficiar milhares de pessoas, a quem desejo felicidade total, muita saúde, paz e amor. Sempre digo e repito que não desejo o dinheiro do leitor, mas que todos eles construam suas vidas com alegria, conquistando o que mais precisam, como eu também fiz, lembrando, sempre, que conhecimento é algo muito promissor e bom, que ninguém poderá nos subtrair”, destacou o magistrado.

Sobre o ‘Civitas’

“Civitas” é um espaço destinado para divulgar as ações sociais desenvolvidas com o apoio dos magistrados. É uma palavra do latim que significa cidadania e também outros termos relacionados ao vocábulo cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS