Ministro Moura Ribeiro recebe homenagem do Município de São Bernardo

27 de junho de 2022

Ministro do STJ e associado da Apamagis, Paulo Dias de Moura Ribeiro recebeu o título de cidadão de São Bernardo, no ABC, em 23/6. Natural de Santos, Moura Ribeiro foi titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Santo André, no período entre 1985 e 1993. Outra ligação com a região é a Faculdade de Direito de São Bernardo, onde o magistrado é professor titular.

Representando a Apamagis, compareceu o 2º vice-presidente, Thiago Elias Massad. “Eu gostaria de agradecer a presença da Apamagis nesse evento. Tenho vida associativa desde que tomei posse no TJSP. Para mim é uma alegria muito grande. Minha carreira ficou muito centrada no ABC, por isso essa homenagem. É uma dupla alegria para mim, receber tanto o reconhecimento da cidade quanto da faculdade. Agradeço muito o carinho da Apamagis”, afirmou Moura Ribeiro.

 

2º Vice-Presidente da Apamagis, Thiago Massad. Crédito: Oscar Jupiraci/Câmara Municipal de São Bernardo

 

Estiveram presentes a esposa do ministro, a desembargadora Maria Olivia Pinto; o desembargador José Benedito Franco de Godoi, representando o TJSP; o diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo, Rodrigo Gago de Freitas Vale Barbosa; o vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, além e outras autoridades, parentes e amigos.

Moura Ribeiro agradeceu a homenagem com um discurso repleto de citações de escritores e compositores e recordou da alegria ao ingressar no TJSP e também da apreensão pelas responsabilidades que teria pela frente.

Após agradecer a mulher e familiares por sua trajetória, Moura Ribeiro lembrou dos grandes amigos que passaram por sua caminhada.  “Que morram todos os meus amores, mas enlouquecerei se morrerem os meus amigos”, disse, citando o poeta Vinícius de Moraes.

 

Moura Ribeiro agradeceu a presença e o carinho da Apamagis. Crédito: Oscar Jupiraci/Câmara Municipal de São Bernardo

 

Moura Ribeiro nasceu em 1953. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos, em 1976. É mestre e doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutor em Direito Civil pela Universidade de Lisboa.

Ingressou na Magistratura em 1983, sendo designado para a Comarca de Franca. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador, com assento na 11ª Câmara de Direito Privado. Em 2013, tomou posse como ministro do STJ.

Em 2020, Moura Ribeiro foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz pela aplicação, em seus julgamentos, da tese do capitalismo humanista. A teoria tem o objetivo de minimizar os efeitos considerados agressivos desse sistema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS