Nota de repúdio à agressão contra oficial de Justiça de São José do Rio Preto

30 de dezembro de 2022

Como se vivêssemos em um looping, mais uma vez, a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) vem a público manifestar seu profundo repúdio e lamentar os atos de violência praticados contra a mulher, dessa vez, uma oficial de Justiça da Comarca de São José do Rio Preto.

De maneira torpe, vil e covarde, ela foi agredida no momento em que exercia seu trabalho no cumprimento de medida protetiva que tinha por finalidade proteger outra vítima de seu agressor, denunciado por violência doméstica.

Nesse caso, a violência não atingiu apenas uma mulher, mas o Poder Judiciário, na medida em que se tratava de cumprimento de ordem judicial, aviltada por seu destinatário.

A violência estrutural de gênero vitima diariamente centenas de mulheres em todo o Brasil, por meio de agressões físicas, ameaças e assassinatos. Não é mais possível aceitá-la, e não basta o repúdio. É preciso agir.

A Apamagis, além de se solidarizar com a oficial de Justiça e seus pares, também moralmente atacados com essa agressão, está atenta ao problema e busca iniciativas por meio do projeto Rompa, em parceria com o Tribunal de Justiça, e da campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para estimular reflexões sobre agrave situação, que eleva o Brasil ao quinto lugar no ranking mundial de feminicídios.

Não recuaremos na busca pela reversão dos índices de violência que tanto nos chocam. As iniciativas do Poder Judiciário, agora de mãos dadas com a sociedade civil, nos fortalecem nessa caminhada.

Vanessa Mateus

Presidente da Apamagis e coordenadora da Justiça Estadual da AMB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente da Apamagis, Thiago Massad, participou, em 13/5, da visita institucional realizada pelo ministro […]

  • O Pop Rua Jud Sampa – Registre-se! começou nesta segunda-feira (13/5), e a Apamagis apoia […]

  • O TJSP realizou solenidade de encerramento do IV Enam (Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário) […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS