TJSP promove cerimônia de abertura de inspeção anual do CNJ

25 de outubro de 2023

O TJSP promoveu, na manhã desta segunda-feira (23/10), cerimônia de abertura de inspeção do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre funcionamento dos setores administrativos e judiciais da Corte paulista, com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão. Estiveram presentes a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus; o 2º vice-presidente, Thiago Massad; e a diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida.

Solenidade no Palácio da Justiça | Foto: Ariane Martins

A solenidade ocorreu no Salão Nobre Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça. Durante a inspeção ordinária, prevista para terminar sexta-feira (27/10), as atividades forenses e prazos processuais correrão normalmente.

Presidente da Apamagis, Vanessa Mateus | Foto: Ariane Martins

O ministro Luís Felipe Salomão discorreu sobre o trabalho da Corregedoria Nacional de Justiça em conjunto com os tribunais na identificação e solução de questões que precisam ser aprimoradas na prestação jurisdicional. “Trouxemos uma equipe reforçada, porque o Tribunal de Justiça de São Paulo é o maior do mundo. Mas é um tribunal extremamente organizado, que funciona adequadamente e considerado de muita qualidade na jurisprudência”, ressaltou o corregedor nacional de Justiça.

Laura de Mattos Almeida e Thiago Massad | Foto: Ariane Martins

O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, em sua explanação, destacou que o movimento processual de São Paulo representa mais de 25% de toda a Justiça brasileira. “A Corte bandeirante trabalha com obstinação para manter a prestação jurisdicional em dia. É uma honra receber a equipe do CNJ. São Paulo sempre esteve e sempre estará de portas abertas para a inspeção anual, para que verifiquem a labuta diária dos nossos desembargadores, juízes e servidores. Tenham na Corregedoria de São Paulo uma verdadeira parceira para a melhoria da prestação jurisdicional, célere e de total qualidade”, frisou o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Ministro Luís Felipe Salomão | Foto: Ariane Martins

No encerramento da cerimônia, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, também lembrou da grandiosidade da Corte. “Alguns países não ostentam esta grandeza. O demandismo, constante, cresce de maneira assustadora”, afirmou. Para o presidente do TJSP, a eficiência na prestação jurisdicional e nos atos administrativos “é o anseio de magistrados, advogados, promotores, servidores e todos que atuam no sistema de Justiça. A inspeção do CNJ é muito bem-vinda, porque procuramos aprimorar nossa atividade”, ressaltou o desembargador Ricardo Anafe.

Estiveram presentes na solenidade os membros do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal), entre outros magistrados, autoridades e convidados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS