TRE-SP faz descerramento do retrato de Paulo Galizia, 48º presidente a entrar na galeria da Corte

5 de junho de 2024

A galeria de presidentes do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) agora conta com o retrato do desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, presidente da Corte no biênio 2022-2023. A pintura, assinada pelo artista plástico Leandro Melo Santos, foi descerrada em cerimônia no último dia 4/6, na sede do Tribunal, em São Paulo. É a 48ª obra a compor o acervo, iniciado em 1932. Representaram a Apamagis na solenidade o 1º e a 2ª vice-presidente, respectivamente Walter Barone e Laura de Mattos Almeida, além da presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação, Marcia Regina Dalla Déa Barone.

A contribuição de Paulo Galízia foi lembrada pelo vice-presidente do TRE-SP José Antonio Encinas Manfré, no discurso de abertura do evento.

“É tão significativa a tradição da Corte pelo reconhecimento e pela gratidão aos que muito contribuíram, como o desembargador Paulo Galizia, e nos inspiram na missão da Justiça. Ele segue dignificando a toga na 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo”, afirmou.

O desembargador Paulo Galizia afirmou, em seu discurso, que a galeria dos ex-presidentes representa a Justiça Eleitoral, pois cada mandatário construiu, a seu tempo, parte da história.

“Tive um apoio enorme dos membros da Corte durante a minha gestão. Isso é imprescindível porque o juiz eleitoral não nasce um juiz eleitoral. Ele é ocasionalmente juiz eleitoral, então, se ele não exerce bem a função, os prejudicados são os eleitores e a democracia. Agradeço a todos que colaboraram para que a gestão tivesse sucesso, disse Paulo Galizia.

Antes de se tornar presidente do TRE-SP no biênio 2022-2023, o desembargador Paulo Galizia ocupou a vice-presidência e a corregedoria regional eleitoral e também foi juiz efetivo da Corte. Durante suas passagens pela Justiça Eleitoral paulista, o magistrado proferiu 5.453 decisões, sendo 3.147 acórdãos assinados por ele, 1.626 decisões monocráticas e 680 despachos de admissibilidade.

Também participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Torres Garcia; os ex-presidentes do TRE–SP desembargadores Waldir Sebastião Nuevo Campos, Carlos Eduardo Cauduro Padin e Mário Devienne Ferraz; o secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto; o procurador regional eleitoral de São Paulo, Paulo Taubemblatt; magistrados do TJSP, juízes e ex-juízes da Corte, entre outras autoridades.

*Com informações do TRE-SP

Para ver mais fotos do evento, clique aqui

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS