Desembargador Walter Barone ministra palestra em Porto Rico sobre associativismo judicial
O 1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone, ministrou no último sábado (1/4) uma palestra em Porto Rico sobre associativismo judicial, em evento organizado pela Associação de Juízes do país caribenho. Barone participou na condição de presidente do Grupo Ibero-Americano da UIM (União Internacional de Magistrados) e ex-presidente da FLAM (Federação Latino-Americana de Magistrados).
O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Interamericana de Porto Rico. Participaram o ministro da Suprema Corte de Porto Rico, Rafael Martínez Torres, discorrendo sobre independência judicial; o desembargador José Igreja Matos, presidente da UIM, palestrando sobre os benefícios do associativismo judicial do ponto de vista internacional; e a juíza aposentada Mirinda Vicenty, ex-presidente da FLAM, falando a respeito do associativismo em Porto Rico.

Evento ocorreu em auditório de faculdade em Porto Rico | Foto: Arquivo Pessoal
Walter Barone destacou a importância de oferecer espaços que permitam a convivência entre os juízes, mitigando a solidão própria da função jurisdicional, além de criar uma rede de apoio que possa auxiliar os magistrados em momentos de dificuldades, entre outros assuntos abordados.

Desembargador Walter Barone ministra palestra | Foto: Arquivo Pessoal
Os conferencistas ressaltaram, entre outros temas, que o trabalho dos juízes costuma ser estafante, pois devem estar disponíveis a qualquer momento. Outro ponto debatido foi o direito à liberdade de expressão dos magistrados, que se submete ao dever de reserva e deve observar os princípios da independência judicial.
Em sua última sessão à frente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nesta terça-feira (23/9), […]
O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, participou nesta segunda-feira (22/9) da abertura do Seminário “Brasil/Itália […]
Até o dia 16/10 estarão abertas as inscrições para o II Encontro do Fórum das […]