Walter Barone é eleito 1º vice-presidente da UIM e reeleito presidente do Grupo Ibero-Americano
O 1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone, foi eleito 1º vice-presidente da UIM (União Internacional de Magistrados) ou IAJ (sigla em inglês para International Association of Judges), nesta terça-feira (19/09). O magistrado brasileiro foi também reeleito para a presidência do Grupo Ibero-Americano da Associação, um dos quatro grupos regionais que integram a UIM, e passará a acumular os dois cargos.
“É motivo de muito orgulho e grande alegria poder continuar representando o Brasil nessa entidade que atua para salvaguardar o Estado de Direito e a independência do Poder Judiciário no mundo há 70 anos. A eleição para a 1ª. Vice-Presidência representa um reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo há vários anos na UIM e um estímulo para seguir adiante”, declarou o 1º vice-presidente eleito.

Desembargador Walter Barone | Foto: Divulgação
A eleição foi realizada em Taipei (Taiwan) durante a Assembleia Geral da UIM, cuja programação, além de celebrar os seus 70 anos de fundação da entidade, foi destinada, em resumo, a discutir a situação da independência judicial nos países membros e adotar medidas de apoio, quando necessário, além de analisar os relatórios apresentados pelos representantes da instituição na ONU e na Conferência da Haia; votar o pedido de ingresso de Burkina Faso; votar proposta de emenda aos estatutos; entregar o Prêmio de Independência Judicial aos três contemplados deste ano; apresentar os resultados do processo de ‘monitoring’; e do trabalho das 04 Comissões de Estudo, durante os 5 dias de evento (17 a 21/9).
Sobre a União Internacional de Magistrados
Fundada em Salzburgo (Áustria) em 1953, a UIM tem sede em Roma e é uma organização internacional apolítica, formada por associações nacionais de juízes de todo o mundo, cuja admissão passa pelo crivo do Conselho Central, que atua como órgão plenário. Cada associação membro participa das deliberações do Conselho Central através dos seus delegados e as assembleias são sediadas a cada ano em um país diferente, conforme proposta dos membros da entidade.

Assembleia Geral da UIM | Foto: Divulgação
Atualmente, a organização abrange 92 associações nacionais ou grupos representativos de associações de juízes dos cinco continentes e está dividida em quatro Grupos Regionais, a saber: Grupo Europeu; Grupo Ibero-americano; Grupo Africano; e Grupo Asiático, Norte-Americano e da Oceania.
Em sua última sessão à frente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nesta terça-feira (23/9), […]
O Presidente Thiago Massad, da Apamagis, participou nesta segunda-feira (22/9) da abertura do Seminário “Brasil/Itália […]
Até o dia 16/10 estarão abertas as inscrições para o II Encontro do Fórum das […]