Apamagis prestigia inauguração de Varas e UPJ em Sumaré e Limeira
O 2º vice-presidente da Apamagis, Thiago Massad, representou a Associação nas inaugurações da UPJ (Unidade de Processamento Judicial) e da 4ª Vara Cível, em Sumaré, e da Vara da Família e das Sucessões, em Limeira, na última quarta-feira (5/4).
A UPJ de Sumaré, que integra a 4ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Campinas, e a 53ª Circunscrição Judiciária, com sede em Americana, é a 30ª instalada no Estado. Esse projeto busca dar mais celeridade à tramitação processual, otimizar divisão de tarefas e do espaço físico ocupado e alocar recursos humanos.

Inauguração da Vara da Família e das Sucessões, em Limeira | Foto: TJSP
Segundo o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, a ampliação de serviços é fruto de um esforço do Tribunal para trazer mais qualidade à prestação jurisdicional em todo o Estado e do empenho de magistrados e servidores da Comarca de Sumaré. “Toda vez que instalamos novas unidades é para que haja mais eficiência na prestação jurisdicional, no binômio qualidade e quantidade, e, nisso, estão de parabéns os magistrados e os servidores de Sumaré, que buscam sempre essa eficiência, mesmo diante de todas as limitações”, afirmou o desembargador.

2º vice-presidente da Apamagis, Thiago Massad | Foto: TJSP
Participaram da solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva; o deputado estadual Dirceu Dalben; pelo coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária (Americana), desembargador Elói Estevão Troly; os juízes assessores José Marcelo Tossi Silva (Gabinete Civil Executivo da Presidência) e Rodrigo Nogueira (Corregedoria-Geral da Justiça); o diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária (Campinas), juiz Wagner Roby Gidaro; o diretor do Fórum de Americana, juiz Henrique Alves Correa Iatarola; o diretora do Fórum de Hortolândia, juíza Juliana Ibrahim Guirao Kapor; os juízes titulares das Varas atendidas pela UPJ, André Pereira de Souza (2ª Cível) e Gustavo Pisarewski Moisés (4ª Cível); o delegado de Polícia de Sumaré, Marcelo Moreschi Ribeiro, representando o delegado-geral de Polícia de São Paulo; o comandante interino do 48º BPM/I, major PM Porcídio da Silva Neto; a assessora da Secretaria de Justiça do Município de São Paulo, Regina Celia da Silveira Santana, representando o prefeito; e por magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, defensores públicos, civis, militares, servidores e convidados.

Instalação da 4ª Vara Cível e UPJ em Sumaré | Foto: TJSP
Limeira
A Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Limeira integra a 4ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Campinas. A especialização da vara instalada busca mais celeridade à tramitação processual em matéria delicada, além de otimizar a prestação jurisdicional em Limeira, que conta com mais de 310 mil habitantes, segundo o IBGE, e um volume de processos estimado em 136,9 mil. A Vara da Família e das Sucessões aprecia ações envolvendo inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, alimentos, entre outras, e inicia a atividade com 6,5 mil procedimentos em andamento, além de uma estimativa de 350 processos distribuídos por mês.

Presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, conduz evento em Sumaré | Foto: TJSP
O presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe, reiterou a preocupação do Tribunal com o tema, especialmente em virtude dos inúmeros problemas familiares gerados durante a pandemia, sobretudo a violência doméstica. Ele destacou a agilidade com que a instalação ocorreu e a sinergia entre os três Poderes. “A intenção era implementar essa vara o mais rápido possível. Todo esse movimento que houve em Limeira demonstra a proximidade entre Executivo, Legislativo e Judiciário, objetivando o bem comum”, ressaltou o presidente.

Evento realizado em Limeira | Foto: TJSP
Também participaram da solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os juízes assessores José Marcelo Tossi Silva (Gabinete Civil Executivo da Presidência) e Rodrigo Nogueira (Corregedoria-Geral da Justiça); o diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária (Campinas), juiz Wagner Roby Gidaro; o diretor do Fórum de Araras, juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase; a diretora do Fórum de Cordeirópolis, juíza Juliana Silva Freitas; o coordenador da 10ª Circunscrição Judiciária – Limeira, desembargador Henrique Harris Júnior; o presidente da Câmara de Limeira, vereador Everton Ferreira; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion; a defensora pública coordenadora da unidade de Limeira, Marcelli Penedo Delgado Gomes; o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcelo Luis Roland Zovico, representando a presidente; o comandante do CPI-9, coronel PM Rodrigo Eval Arena; o comandante do 36º BPM/I, tenente coronel PM Adriano Vieira Braz; o delegado de Polícia seccional de Limeira, Antonio Luiz Tuckumantel, representando o delegado-geral de Polícia de São Paulo; a prefeita de Iracemápolis, Nelita Cristina Michel Franceschini; a vice-prefeita de Limeira, Erika Christina Tank Moya; o tabelião da Comarca de Pirassununga, Thomas Nosch Gonçalves, representando o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e o assessor parlamentar Ricardo Victoreti, representando o deputado federal Miguel Lombardi.
*Com informações do TJSP
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]
A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]
As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]