Boletim Apamagis – 08/6/2021

8 de junho de 2021

O Boletim Apamagis é enviado via WhatsApp e foi estruturado de modo a manter os associados sempre informados sobre as notícias e fatos mais relevantes do universo associativo e jurídico, de São Paulo e do Brasil.

 

 

Apamagis

Apamagis recebe inscrições para o módulo prático do Curso de Escrita Criativa

Estão abertas as inscrições para o módulo prático do Curso de Escrita Criativa promovido pela Apamagis Cultural. As novas turmas terão início na próxima terça-feira (15/6), às 19h, e os dez encontros ocorrerão uma vez por mês até maio de 2022, com pausa apenas em dezembro e janeiro. Os interessados devem encaminhar nome completo e número de celular para o e-mail eventos@apamagis.org.br.

TV Diário destaca que 58% dos que recorrem à Justiça de SP confiam na Instituição

A afiliada da Rede Globo de Mogi das Cruzes e região, a TV Diário, repercutiu a pesquisa JUSBarômetro, encomendada pela Apamagis e realizada pelo Instituto de Pesquisas Políticas, Sociais e Econômicas (IPESPE), exibindo uma entrevista com a presidente Vanessa Mateus. A apresentadora Miriely de Castro fez um panorama geral da pesquisa e deu destaque para a informação de que entre os que já recorreram ao Judiciário de São Paulo o índice de confiança é de 58%.

 

TJSP

Artur Marques da Silva é homenageado na sessão de despedida do Órgão Especial do TJSP

A sessão do Órgão Especial de quarta-feira (2/6) foi a última realizada com a presença do desembargador Artur Marques da Silva Filho, por ter atingido a idade limite. A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, colegas, integrantes do Ministério Público saudaram o desembargador pelos cargos que ocupou no Poder Judiciário paulista, pelo conteúdo de seus votos e pela sua atuação associativa.

 

STF

STF fará sessão extraordinária do Plenário Virtual para decidir pedido de suspensão da Copa América

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convocou para quinta-feira (10) uma sessão virtual extraordinária, com duração de 24 horas, para os ministros decidirem sobre a realização da Copa América no Brasil.

Referendo de liminar que suspendeu despejos na pandemia será analisado em sessão virtual extraordinária

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convocou sessão extraordinária do Plenário Virtual para apreciar a liminar em que o ministro Luís Roberto Barroso determinou a suspensão, por seis meses, de ordens ou medidas de desocupação de áreas que já estavam habitadas antes de 20 de março do ano passado, quando começou a vigência do estado de calamidade pública. A sessão virtual, convocada a pedido do ministro Barroso, começa à 0h de quinta-feira (10) e termina às 23h59 de sexta (11).

 

STJ

Satisfação de advogados com serviços da Primeira Turma tem índice superior a 96%

A satisfação dos advogados que utilizam os serviços de apoio a julgamento da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) supera o patamar de 96%, sendo que mais de 74% deles estão totalmente satisfeitos com os serviços prestados. Os dados foram reunidos em recente pesquisa realizada pela Primeira Turma, que contou com a participação de 81 advogados.

8º Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário acontece de 28 a 30 de junho

Nos próximos dias 28, 29 e 30, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá o 8º Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES) – Agenda 2030, uma realidade no STJ. A abertura, no dia 28, das 11h30 às 12h30, será conduzida pelo presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, tendo como palestrante inicial o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus.

Jurisprudência em Teses traz novos entendimentos sobre embargos de divergência no STJ

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a edição 171 de Jurisprudência em Teses, sobre o tema Embargos de Divergência II. A equipe responsável pelo produto destacou duas teses.

CNJ

Inovação tecnológica: CNJ apresenta ações voltadas à efetivação do acesso à Justiça

“O Conselho Nacional de Justiça se preocupa em fazer política pública baseada em evidência. Pensar em inovação sem diagnóstico é correr o risco de inovar onde não é preciso e deixar de lado as necessidades mais prementes”. A observação da diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), Gabriela Moreira, foi feita durante o Painel Justiça 4.0, no 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (E-Labs), ocorrido nesta segunda-feira (7/6). Durante a apresentação, foram destacados os principais pontos do programa desenvolvido pelo Conselho com resultados que impactam todo o Judiciário brasileiro.

Parceria fortalece redes de atenção a pessoas egressas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Instituto Igarapé iniciaram parceria para fortalecer a disseminação e o apoio técnico a Redes de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional (Raesp) em todo o país. Iniciada no Rio de Janeiro em 2006 e já presente em seis estados, a Raesp é constituída por instituições, coletivos e membros individuais que atuam no auxílio a pessoas no pós-cárcere, a partir da facilitação do acesso a serviços de referência e políticas públicas sociais diversas, reduzindo vulnerabilidades e qualificando o retorno à convivência em liberdade.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Defensoria Pública do Estado de São Paulo comemorou, nesta quarta-feira (28/1), os 20 anos […]

  • Reeleito com recorde de votos, Thiago Massad assumiu nesta quinta-feira (29/1), em cerimônia de posse […]

  • Em parceria com a Apamagis, o PPA – Programa de Preparação à Aposentadoria – “Novos […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS