Desembargador Walter Barone vai a Israel para a 64ª Reunião Anual da UIM
O desembargador Walter Barone, 1º vice-presidente da Apamagis, participou da 64ª Reunião Anual da União Internacional de Magistrados (UIM), em Tel Aviv, Israel, ocorrida entre 18 e 22/9. Walter Barone também é um dos atuais vice-presidentes da entidade e presidente do Grupo Ibero-Americano da UIM.
A abertura da reunião contou com a presidente da Suprema Corte de Israel, Esther Hayut, entre outros participantes, e um dos destaques foi a palestra “Psicologia do Julgamento”, proferida pelo ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2002, Daniel Kahneman. Renomado psicólogo e pesquisador, Kahneman é um dos fundadores da disciplina chamada “economia comportamental”.

Ganhador do prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, ao lado de Walter Barone, Márcia Barone e Julianne Marques | FOTO: Arquivo Pessoal
Na reunião do Grupo Ibero-Americano, com a participação do desembargador Walter Barone, foram discutidas as dificuldades enfrentadas pelos países que integram o bloco e possíveis medidas de apoio. Na condição de vice-presidente da UIM, Walter Barone participou das sessões plenárias na mesa diretora e de reuniões do comitê da presidência, em que se discutiram questões institucionais e atividades futuras da associação.
Também houve uma conferência internacional sobre alguns temas atuais, como inteligência artificial, uso de tecnologia nos tribunais, combate ao tráfico de pessoas e proteção de dados, entre outros. Uma ex-juíza afegã falou de sua experiência pessoal ao ter de abandonar seu país após a chegada do Talibã ao poder.

Encontro reuniu magistrados dos cinco continentes | FOTO: Arquivo Pessoal
“A assembleia anual da UIM em Israel neste ano foi muito significativa, porque representou a retomada das nossas assembleias presenciais depois do início da pandemia”, afirmou o desembargador Walter Barone. “Foi uma grande oportunidade para reencontrar colegas dos cinco continentes, discutir as dificuldades que juízes e juízas têm enfrentado no exercício de suas funções judicantes, bem como uma grande ocasião para apresentar boas práticas, como, por exemplo, o programa de acolhimento de juízas afegãs pela AMB”, ressaltou o 1º vice-presidente da Apamagis.
Outros representantes do Judiciário brasileiro que estiveram presentes foram a desembargadora Márcia Regina Dalla Dea Barone, integrante do Conselho da Apamagis; o ministro Dias Toffoli, do STF; o ministro aposentado do STJ Sidnei Beneti; a presidente da AMB, Renata Gil e a secretária-geral da AMB, juíza Julianne Marques.
O Conselho Nacional de Justiça realizou, nesta terça-feira (11/6), cerimônia em celebração aos seus 20 […]
O Tribunal de Justiça de São Paulo irá promover, na próxima sexta-feira (13/6), às 10h, […]
O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) instalou, nesta segunda-feira (9/6), a 11ª e […]