Força do associativismo: 80% dos magistrados vitaliciados do 188º concurso são filiados à Apamagis

14 de fevereiro de 2023

Mais de 80% dos magistrados vitaliciados do 188º concurso são associados da Apamagis, o que reforça a consolidação da força do associativismo. Esse índice representa que dos 81 integrantes do concurso 65 já se associaram. A cerimônia de vitaliciamento ocorreu na última sexta-feira, 10/2, no Palácio da Justiça.

Primeira colocada da turma e oradora, a juíza Gisela Aguiar Wanderley destacou o papel da Apamagis como defensora das prerrogativas da Magistratura. “Juntos sempre somos mais fortes. É muito importante o apoio da Associação, pois precisamos ter uma instituição robusta que nos garanta independência, livre de pressões externas e internas”, afirmou.

Juíza Gisela Aguiar Wanderley, oradora da 188ª Turma | Foto: Ariane Martins

Gisela Aguiar Wanderley salientou também a representatividade da Apamagis em nível nacional, tendo a presidente, Vanessa Mateus, atualmente como coordenadora da Justiça Estadual da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). “São Paulo é o Estado onde há mais magistrados no país, e precisamos contar com essa representatividade, mostrando assim nossa força”, ponderou.

A oradora do 188º concurso salientou a diversidade e pluralidade dos novos juízes. “Temos magistrados oriundos de vários Estados, com formação diversa, tornando a carreira mais plural. Nesses dois anos, desde a posse, atuamos em Varas de competência cumulativa, abrangendo todas as matérias do Direito, adquirindo assim bastante experiência”, disse Gisela Aguiar Wanderley.

1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone | Foto: Ariane Martins

A Apamagis foi representada na cerimônia pelo 1º vice-presidente, Walter Barone. Para o desembargador, “é muito gratificante para a Apamagis que tenhamos esse alto percentual de associados entre as magistradas e magistrados que foram vitaliciados nesta data, pois reflete a confiança dos colegas na força e representatividade da nossa associação”.

O presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe, frisou que a vitaliciedade é o terceiro predicado constitucional que garante a independência da Magistratura. Os outros dois são inamovibilidade e irredutibilidade. “Essas garantias não são só dos juízes, são garantias também de toda a sociedade para que tenhamos um Judiciário firme, isento e imparcial”, afirmou.

Presidente do TJSP, desembargador Ricardo Anafe | Foto: Ariane Martins

O desembargador Ricardo Feitoza, presidente da banca examinadora, fez discurso em nome da comissão e desejou sucesso aos novos vitaliciados. “Ensejamos a todos uma carreira longa e feliz, pois estão todos muito bem preparados para o exercício dessa função tão nobre. Vocês são jovens, cheios de sonhos e energia. Que essa disposição dure muito tempo e contribua para o nosso Judiciário”, disse.

Cerimônia de vitaliciamento no Palácio da Justiça | Foto: Ariane Martins

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno; e os integrantes da comissão organizadora do 188º concurso os desembargadores Antonio Benedito do Nascimento (Seção de Direito Privado), Antonio Carlos Villen (Seção de Direito Público) e José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Seção de Direito Criminal), além do advogado representante da OAB-SP, Flávio Luiz Yarshell.

Veja as fotos no flickr da Apamagis.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A declaração do novo Presidente do TJSP, Francisco Loureiro, durante a Festa de Confraternização da […]

  • O Coral Associação Paulista de Magistrados volta às atividades no próximo dia 4/2, embalado pelo […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (7/1), a posse administrativa dos […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS