Há 13 anos, magistrado de São Carlos visita escolas e ensina crianças sobre temas da Justiça
Direitos e deveres são como trilhos de trem. Precisam caminhar lado a lado. Essa é a principal mensagem da música “Sopra Vento”, composta pelo magistrado André Luiz de Macedo, de São Carlos, juntamente com a cantora Gabi Milino. A canção é um dos frutos do projeto Cidadania e Justiça na Escola, no qual o juiz se empenha há 13 anos no município.
Em razão de sua dedicação, André Luiz de Macedo foi nomeado em janeiro pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), para o triênio 2023/2025, como membro da Coordenadoria do programa, instituído em nível nacional há 30 anos pela entidade.
Em São Carlos, durante os 13 anos de engajamento, o magistrado da 3ª Vara Criminal visitou, em média, 15 escolas estaduais por ano, entrando em contato com centenas de crianças. “O objetivo principal é refletir com os estudantes a respeito dos temas da Justiça. As escolas sempre nos recebem com muito carinho”, afirmou André Luiz de Macedo.

Magistrado André Luiz de Macedo durante uma visita a escola pública | Foto: Arquivo Pessoal
O juiz realiza a visita juntamente com um grupo formado por promotores, defensores públicos, advogados e policiais. Os alunos são do primeiro ciclo do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos. Antes da presença do grupo, como forma de preparação, professores utilizam uma cartilha da AMB para fornecer informações básicas sobre os assuntos que serão tratados na visita.
“Depois dessa primeira ida ao colégio, na qual aprofundamos a reflexão com as crianças e respondemos perguntas, começa a terceira etapa, de produção de uma redação”, ressaltou o juiz, que ingressou na Magistratura em 1993. Essas redações são em seguida selecionadas para a confecção de um livro.
No final de cada ano, uma parte das crianças vai ao Salão do Júri para conhecer o Fórum Criminal. Nessa ocasião, é realizada uma cerimônia, com o lançamento do livro e apresentações artísticas, tendo a presença de autoridades convidadas, sendo um grande evento na cidade.

Crianças aprendem sobre temas da Justiça | Foto: Arquivo Pessoal
“As crianças se envolvem profundamente no projeto. Querem conhecer o juiz, o promotor, o defensor, o advogado e o policial. É um marco na formação desses jovens. As reações são de muito interesse em conhecer essas pessoas, que são sempre recebidas com imenso afeto nas escolas”, frisou André Luiz de Macedo.
Por causa da pandemia, houve uma interrupção desses encontros, que devem ser retomados neste ano. “Esse projeto possibilita o desenvolvimento da cidadania, com reflexão sobre os temas que a todos envolvem”, destacou o magistrado.
Sobre o ‘Civitas’
“Civitas” é um espaço destinado para divulgar as ações sociais desenvolvidas com o apoio dos magistrados. É uma palavra do latim que significa cidadania e também outros termos relacionados ao vocábulo cidade.
O Fórum João Mendes Júnior, no Centro da Capital, realizou nesta quarta-feira (26/3) solenidade de […]
O 1º Vice-Presidente da Apamagis, Desembargador Walter Barone, recebe na quarta-feira (26/3) comenda da Ordem […]
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]