Ministros Luiz Fux e Regina Helena Costa recebem Colar do Mérito Judiciário no TJSP

28 de junho de 2023

Os ministros Luiz Fux (STF) e Regina Helena Costa (STJ) foram agraciados, nesta segunda-feira (26/6), com o Colar do Mérito Judiciário no TJSP, a homenagem de maior alto grau concedida pelo Judiciário paulista.

A Apamagis prestigiou a solenidade, com as presenças da presidente Vanessa Mateus; do 2º vice-presidente, Thiago Massad; e da diretora do Departamento Social e de Eventos Extraordinários, Laura de Mattos Almeida.

Representantes da Apamagis cumprimentam os homenageados | Foto: Alexandre Boiczar

Instituído em 1973, o intuito do colar é premiar pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre Ministro Costa Manso do Palácio da Justiça.

A desembargadora Mônica de Almeida Magalhães Serrano foi a oradora em nome do Tribunal. Ela elogiou o currículo e a trajetória dos dois agraciados, classificando-os como “dois expoentes da Magistratura”. Em seu discurso, a oradora enfatizou: “Vossas excelências me representam enquanto magistrados que dignificam o Judiciário, além de concretizarem os valores da nossa Constituição. Que possam continuar a fortalecer a democracia, incrementar o valor da dignidade humana e persistir na virtude moral”, destacou a desembargadora.

Ministro do STF, Luiz Fux | Foto: Alexandre Boiczar

A ministra Regina Helena Costa iniciou seu discurso afirmando estar muito emocionada com a honraria concedida. “Quando eu olho o trajeto que percorri nas últimas décadas, tanto na Magistratura quanto no magistério, percebo que a melhor coisa que colhi foram os tantos amigos que fiz, muitos presentes aqui hoje”, ressaltou. Regina Helena Costa citou uma frase do livro “Navegante”, do poeta Paulo Bonfim: “De tanto caminhar passamos a ser caminhos”. E concluiu dizendo esperar que “tantos outros venham para abrir novos caminhos, muito mais inspirados e muito melhores”.

Ministra do STJ, Regina Helena Costa | Foto: Alexandre Boiczar

O ministro Luiz Fux, em sua fala, rememorou toda sua jornada, especialmente por ocasião de um conselho do pai. “Sempre estudei em instituições públicas, de criança até a universidade. Após formado, tive a oportunidade de trabalhar no exterior, mas meu pai me aconselhou, ou melhor, foi uma ordem, de ficar no Brasil, como forma de retribuição. Um tempo depois, ingressei na Magistratura”, afirmou Luiz Fux.

A respeito dos tempos atuais, o ministro considera que o Poder Judiciário necessita enfrentar os desafios. “Vivemos em um momento importante. É hora de enfrentarmos todas as questões com coragem, exigindo dos juízes um conhecimento enciclopédico, nobreza de caráter e independência olímpica. Estamos em um momento crucial. Se não ousarmos, o Poder Judiciário ficará à margem dele mesmo”, concluiu o ministro do STF.

Integrantes da mesa da solenidade | Foto: Alexandre Boiczar

No encerramento da solenidade, o presidente da Corte, desembargador Ricardo Mair Anafe, elogiou a trajetória profissional dos dois agraciados. “É uma honra ao Tribunal de Justiça conceder a medalha do Mérito Judiciário a duas figuras marcantes. É premissa para receber este prêmio a honradez, a dignidade e o conhecimento jurídico de excelência”, destacou Ricardo Mair Anafe.

A cerimônia também foi prestigiada pelos membros do Conselho Superior da Magistratura, o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os presidentes da Seções de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; e de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno; o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Paulo Galízia, além de magistrados, autoridades, servidores, amigos e familiares dos homenageados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS