Podcast “Vozes da Magistratura” aborda o balanço da gestão da ex-presidente Vanessa Mateus

7 de janeiro de 2024

Os quatro anos de gestão da ex-presidente Vanessa Mateus, entre 2020 e 2023, foi o tema do quarto episódio do podcast “Vozes da Magistratura”. Pela primeira vez na história da Associação, após mais de seis décadas e meia de existência, uma juiza foi eleita para liderar o braço político da Magistratura bandeirante.

No programa, foram abordados o começo da gestão, com a inesperada chegada da pandemia de covid-19, a atuação política e institucional, o aperfeiçoamento acadêmico e fomento de ações culturais na Associação, o zelo pela administração financeira e patrimonial e a violência contra a mulher, entre outros assuntos.

A mediação ficou a cargo dos jornalistas Guto Gonçalves e Bárbara Garcia, da Avocar Comunicação.

Em um trecho do podcast, Vanessa Mateus discorreu a respeito do início da gestão, em que houve a paralisação das atividades presenciais em razão do novo coronavírus. “Dois meses após a posse, fomos surpreendidos por uma pandemia. Um momento de tristeza, incerteza e indefinição. Perdemos colegas e também familiares. Entretanto, por outro lado, foi um momento de muito aprendizado. Um dos desafios era trazer o associado do Interior para dentro da Apamagis, com os canais de reunião on-line, que não eram utilizados em larga escala. Fomos obrigados a nos reinventar. O Tribunal de Justiça não fechou as portas em nenhum momento. Continuamos trabalhando muito”, destacou a então presidente.

Em outra parte do programa, Vanessa Mateus ponderou sobre a defesa dos direitos e prerrogativas dos magistrados. “O diálogo foi intenso. No contexto da pandemia, houve projetos de lei para cortar salários e prerrogativas dos magistrados. Fomos para Brasília diversas vezes tratar dessas questões, juntamente com a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Mostramos ao Congresso e à sociedade que a produtividade do Judiciário não diminuiu, pelo contrário. Foi muito relevante a atuação do associativismo”, ressaltou.

Sobre a administração financeira e patrimonial, a magistrada salientou a austeridade com que o tema foi tratado durante os quatro anos de gestão. “Nos preocupamos muito com o patrimônio do associado. Uma associação precisa ter estofo para fazer frente às suas demandas. Temos muito respeito com o dinheiro do associado, fizemos muita coisa para otimizar. As sedes foram reformadas para manutenção do valor patrimonial. Na colônia do Guarujá, uma parceria permitiu a redução drástica das despesas. Esta mesma iniciativa estamos adotando com a colônia de Ibirá. Foi uma gestão austera, com muito equilíbrio nos gastos e transparência. Contratamos uma auditoria para fazer análise e profissionalizar a área financeira”, afirmou Vanessa Mateus.

O podcast “Vozes da Magistratura” é produzido pela Avocar Comunicação, com apresentação de Naná de Souza, e gravado no Estúdio da Apamagis. Está no Spotify e no site da Apamagis, clicando na aba Publicações e depois em Podcast.

O episódio completo já está disponível. Confira!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS