Três novos desembargadores são empossados no TJSP

20 de setembro de 2022

Gilberto Ferreira da Cruz, Themístocles Barbosa Ferreira Neto e Dario Gayoso Júnior tomaram posse como desembargadores do TJSP, em 16/9, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, em cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mair Anafe. A Apamagis foi representada pela presidente, Vanessa Mateus.

 

Presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, representou a Associação | FOTO: Ariane Martins

 

Gilberto Ferreira da Cruz nasceu em Botucatu, em 1964. Formou-se pela Universidade Católica de Santos, em 1986. Três anos depois, ingressou na Magistratura, na 1ª Circunscrição Judiciária, em Santos. Atuou em Andradina, Guararapes e Capital. Em 2015, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau.

“A sólida e conquistada ascensão ao nobre cargo de desembargador de carreira não decorre de favores, política ou conchavos, mas de inquebrantável vocação, perseverantes estudos, intenso trabalho, muita renúncia, independência, honestidade, foco e coragem”, afirmou Gilberto Ferreira da Cruz em seu discurso. “Sinto-me maduro e pronto para prosseguir nessa elevada missão de distribuir Justiça e colaborar para a construção de uma sociedade livre, pacífica, solidária e mais justa”, ressaltou o novo empossado.

 

Gilberto Ferreira da Cruz, desembargador empossado | FOTO: Ariane Martins

 

Themístocles Barbosa Ferreira Neto é natural de Barretos e nasceu em 1955. Graduou-se pela USP, turma de 1978. Entrou na Magistratura em 1985, na 13ª Circunscrição Judiciária, em Araraquara. Trabalhou nas comarcas de São Carlos, Brotas, São Pedro e Capital, sendo removido, em 2014, ao cargo de juiz substituto em 2º grau.

Em seu discurso, Themístocles Barbosa Ferreira Neto agradeceu familiares, amigos e colegas. “Há 37 anos, nesta mesma sala, me comprometi a servir, dever do qual nunca esmoreci. Em troca, o Tribunal me conferiu grande fortuna, representada pelos grandes amigos que fiz”, frisou. “Oportunidades como essas me permitem expressar o sentimento de gratidão. Tenho muito a agradecer”, afirmou.

 

Themístocles Barbosa Ferreira Neto, desembargador empossado | FOTO: Ariane Martins

 

Dario Gayoso Júnior nasceu em Ribeirão Bonito, em 1957. Formou-se pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1979. Ingressou na Magistratura quatro anos depois, na 32ª Circunscrição Judiciária, em Bauru. Atuou nas comarcas de Barra Bonita, Descalvado, Santos e Capital.

Ao discursar, Dario Gayoso Júnior relembrou pontos marcantes históricos da função de juiz. “Sinto-me seguro pela experiência de praticamente 40 anos de judicatura e sereno por ter a certeza de que neste Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo encontro fonte inesgotável do mais qualificado saber jurídico, o que muito suavizará meu modesto trabalho”, contou. “O magistrado, antes de tudo é um distribuidor da tão almejada Justiça, que deve sempre se pautar pelos princípios de independência, imparcialidade, conhecimento, capacitação, cortesia, transparência, segredo profissional, prudência, diligência e integridade”, destacou o novo desembargador.

 

Dario Gayoso Júnior, desembargador empossado | FOTO: Ariane Martins

 

Passado e presente

A desembargadora Silvia Rocha foi a oradora em nome do Tribunal. “Hoje o passado volta de mãos dadas, como sempre faz, com o presente, para relembrar aos novos desembargadores o que os trouxe até aqui e para que nós, que os homenageamos, conheçamos, ainda que brevemente, como se deu essa caminhada”, discorreu a desembargadora.

“O que acabo de lhes contar é quase nada desses três homens que chegam ao ápice da carreira trazendo muito mais que experiência. Trazem boas obras, aperfeiçoamento intelectual e pessoal, autoconhecimento, afetos e amizades”, frisou Silvia Rocha após descrever a trajetória dos três novos empossados.

O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, ressaltou que é um motivo de júbilo chegarem ao ápice da carreira. “Fiquei muito contente ao ouvir os discursos, pelo orgulho que sentem por integrarem o Tribunal de Justiça de São Paulo, um dos melhores do mundo pela qualidade de seus desembargadores, juízes, servidores e de todos que atuam no sistema de Justiça, como advogados, promotores de Justiça e defensores públicos. É isso que torna a Justiça paulista tão importante, séria e respeitada”, destacou Anafe.

 

Presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe | FOTO: Ariane Martins

 

A cerimônia também foi prestigiada pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os presidentes de Seções Artur César Beretta da Silveira (Direito Privado) e Wanderley José Federighi (Direito Público); os ex-presidentes do TJSP, desembargadores Ivan Ricardo Garisio Sartori, José Renato Nalini e Manoel de Queiroz Pereira Calças; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Massami Uyeda; o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; a desembargadora federal Leila Paiva, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, entre outras autoridades e convidados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS