Clínica de saúde mental vira referência com o apoio de magistrados

24 de outubro de 2022

A Clínica de Repouso Nosso Lar, em Adamantina, no interior paulista, estava prestes a fechar em 2017, diante de situação crítica. Especializada em tratamento de saúde mental, a unidade atualmente virou referência na região graças ao apoio de magistrados que lutaram pela sua sobrevivência, entre outros agentes de suporte.

A clínica atualmente atende 62 municípios da região, tendo disponibilidade para 144 leitos, em operação 100% SUS (Sistema Único de Saúde), tratando qualquer cidadão. A juíza Ruth Duarte Menegatti se tornou madrinha da instituição pela dedicação prestada.

Pintura é uma das atividades desenvolvidas na clínica | FOTO: Arquivo pessoal

“Foi uma honra estar à frente da mobilização que resultou na transformação do Nosso Lar. Com atendimento cada vez mais humanizado, a entidade está totalmente regularizada em relação a antigas questões tributárias, astronômicas dívidas trabalhistas e pendências sanitárias. Toda a problemática advinda da gestão anterior foi resolvida”, afirmou Ruth Menegatti.

De acordo com a magistrada, a instituição conta com a ajuda dos três juízes da Comarca de Adamantina, assim como de magistrados da região da Alta Paulista, que engloba municípios como Marília, Tupã, Dracena, Garça, entre outros.

“Houve uma grande mobilização de integrantes do Poder Judiciário da região para que a unidade não fechasse. Todos apoiaram as medidas e se empenharam para que fosse novamente construída a credibilidade do local. Além do prejuízo aos pacientes, existe o problema do desemprego, pois a entidade possibilita 100 postos diretos”, ressaltou Ruth Menegatti. A instituição foi fundada em 1969.

Magistrada Ruth Menegatti se tornou madrinha da instituição pela dedicação prestada | FOTO: Arquivo pessoal

Toda a estrutura física do local está passando por adequações, com revisão do conceito arquitetônico, assim como em atendimento às novas determinações do SUS. Os custos para os tratamentos de saúde mental são elevados. De forma recorrente, a entidade busca suporte, realizando campanhas e promovendo atividades para complementar suas verbas.

“É imperioso destacar a ajuda de toda a comunidade do fórum de Adamantina e região, sendo os funcionários os grandes parceiros da clínica na realização dos eventos e atividades, com intenso voluntariado”, frisou a magistrada.

Somente neste ano, foram realizadas 705 internações no local. “Tudo é feito com muito amor. Sempre há visitas, atividades, palestras e eventos, fora a parte médica e terapêutica que vem crescendo e se fortalecendo cada dia mais”, destacou Ruth Menegatti.

“Civitas” é um espaço destinado para divulgar as ações sociais desenvolvidas com o apoio dos magistrados. É uma palavra do latim que significa cidadania e também outros termos relacionados ao vocábulo cidade.

Doações

Para contribuir financeiramente com a Clínica de Repouso Nosso Lar, utilize os dados bancários abaixo:

PIX: 43.007.814/0001-60
Conta para depósito:
Banco do Brasil
Agência: 0470-7; Conta Corrente: 902-4

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]

  • A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]

  • O TJSP instalou nesta terça-feira (15/7), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS